Questões de Modelos de Gestão de Mudanças (Gestão de Pessoas)

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Em relação à gestão de pessoas, julgue o item. 


Os processos de mudança nas organizações com modelo de gestão tradicional são ágeis, de fácil implementação e harmônicos, em decorrência da costumeira inexistência de conflitos geracionais. 

  • Certo
  • Errado

Analise as assertivas


I - A velocidade da mudança no mundo empresarial, notadamente neste século XXI, não irá diminuir tão cedo,


E, PROVAVELMENTE,


II – a concorrência na maioria dos setores da economia irá diminuir neste século XXI. 


Está CORRETO o que se afirma em: 

  • A I e II estão corretas e a II complementa a I.
  • B I e II estão incorretas.
  • C Somente a assertiva I está correta.
  • D Somente a assertiva II está correta.

A inovação é a nova chave para o sucesso organizacional, para Porter, é um determinante para a competitividade. Abaixo alguns tipos de inovação apresentados no Manual de Oslo, EXCETO:

  • A Inovação de marketing.
  • B Inovação organizacional.
  • C Inovação tecnológica de processo.
  • D Inovação de modelo de negócios.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre mudança nas organizações.
( ) As mudanças são constantes nas organizações.
( ) As mudanças sempre trazem benefícios para as organizações.
( ) As mudanças nas organizações trazem incertezas.
( ) As organizações mudam para se adaptar a novos cenários.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • V
  • B V • F • V • V
  • C F • V • F • F
  • D F • V • V • F
  • E F • F • V • F

Uma organização introduziu recentemente um novo sistema para prestação de contas das despesas das diversas áreas. Alguns funcionários de áreas de apoio administrativo estão bastante resistentes ao novo sistema, alegando que ele “exige tantas informações, que iremos passar horas para conseguir prestar contas até das pequenas despesas, como as de táxi”. O novo sistema é uma mudança importante para a organização, e a direção acredita que a resistência desse pequeno grupo se deve à falta de conhecimento sobre o impacto positivo do novo sistema para a organização como um todo.
Tendo como certa essa premissa, a direção deveria adotar, como tática para superar a resistência à mudança:

  • A negociação;
  • B cooptação;
  • C facilitação e apoio;
  • D participação na tomada de decisão;
  • E ações de comunicação e educação.