Questões de Modelos Teóricos da Criminologia: Clássico, Neoclássico, Positivista e Moderno. Escolas da Criminologia: Clássica, Positiva, “Terza Scuola” Italiana, Técnico-Jurídica e Sociológica Alemã. (Criminologia)

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Classificam-se como teorias de consenso de vertentes sociológicas:
  • A a criminologia crítica, a associação diferencial e a teoria do etiquetamento.
  • B a teoria do etiquetamento, a criminologia marxista e a subcultura delinquente.
  • C a criminologia crítica, a teoria do etiquetamento e a escola de Chicago.
  • D a criminologia marxista, a criminologia crítica e a escola de Chicago.
  • E a teria da anomia, a subcultura delinquente e a associação diferencial.

Assinale a opção que diverge das análises da teoria econômica do crime.

  • A O aumento da renda média do trabalhador tende a diminuir as taxas de criminalidade, na medida em que reduz o benefício marginal do delito.
  • B A gravidade da pena é um fator relevante na dissuasão de potenciais criminosos.
  • C Avaliações equivocadas de custo-benefício podem resultar na opção de exasperar a pena de um crime em vez de investir no aumento da taxa de esclarecimento de casos.
  • D O indivíduo que decide cometer um crime age motivado por razões essencialmente distintas daquelas que movem as pessoas que se comportam de forma lícita.
  • E Dada a elasticidade reduzida da demanda por drogas, é mais eficiente legalizá-las e tributá-las, tendo em vista os custos sociais elevados da criminalização desse comércio.

Para o labeling approach

  • A o desviado é aquele que ao realizar um comportamento não desejado recebe uma etiqueta que o marcará para seus comportamentos futuros.
  • B a etiqueta imposta ao criminalizado é uma confirmação de sua tendência à criminalidade.
  • C a criminalização secundária incide prioritariamente sobre as mulheres em razão das raízes patriarcais do sistema penal.
  • D o comportamento desviado existe ontologicamente e a reação social ao delito impõe uma etiqueta estigmatizante no sujeito criminalizado.
  • E o crime organizado é uma forma de resistência ao poder punitivo estatal com possibilidades revolucionárias.
Um estudo inédito sobre a reincidência de presos no Brasil apontou que 41% dos presos de Mato Groso voltam para a cadeia em até 5 anos. Os dados, com base no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram divulgados na terça-feira [...]. O levantamento levou em consideração presos e adolescentes que tiveram sentença condenatória entre 2015 e 2019. Foram avaliadas as chamadas reentradas (reincidência) nesse grupo durante o período observado.
(Disponível em: www.g1.globo.com)
O índice de reincidência no Estado do Mato Grosso, apontado no trecho acima, conduz a críticas quanto à pena em sua função de prevenção
  • A especial positiva.
  • B geral negativa.
  • C especial negativa.
  • D agnóstica.
  • E geral positiva.

A escola penal em referência pode ser considerada o nascedouro dos princípios da proporcionalidade da sanção penal e da legalidade. Para os representantes dessa escola penal o crime é um conceito meramente jurídico. A responsabilização penal é calcada na ideia do livre arbítrio, assumindo a pena caráter meramente retributivo. A escola penal retratada é:

  • A Escola Positivista.
  • B Escola Correcionalista.
  • C Escola Clássica.
  • D Escola Técnico-Jurídica.
  • E Terceira-Escola.