Questões de Modelos teóricos de Administração Pública (Administração Pública)

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Julgue o item subsequente, acerca da gestão governamental.   


De acordo com o modelo de gestão pública burocrática, são considerados defeitos a ineficiência, a autorreferência e a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos, os quais são vistos como clientes.

  • Certo
  • Errado
Sobre gestão de projetos, analise as afirmativas a seguir.
I. A forma de gerir os serviços públicos é diferente da adotada no setor privado em virtude de peculiaridades estruturais. Destaca-se que o setor privado é constituído por pessoas (físicas ou jurídicas) que envidam esforços na produção de bens e serviços, os quais trocam por valores monetários que permitem sua sobrevivência. Esse fato justifica os esforços na busca pela eficiência, tendo a lucratividade como objetivo a ser perseguido. No setor público, o objetivo não é o lucro, mas, sim, primordialmente, atender às necessidades da sociedade que, via de regra, é patrocinadora dos meios, via tributos a ela aplicados.
II. Para um gerenciamento de projetos ser minimamente viável, no planejamento devem ser definidos, de maneira clara e detalhada, o objetivo que se pretende atingir, que entregas serão feitas e em qual prazo, quais atividades a cumprir, quais recursos serão empregados e de onde eles virão.
III. Um projeto deve ter um líder, denominado “gerente do projeto”. Ele deve ser, obrigatoriamente, um gerente funcional da estrutura burocrática, o que fatalmente se constituirá em considerável desafio e limitações decorrentes das características próprias da gestão de projetos, essencialmente flexíveis e dinâmicas, em contraste com processos altamente normatizados e hierarquizados da administração pública.
Está correto o que se afirma em
  • A I, II e III.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.

Em direção ao desenvolvimento de um paradigma pós-burocrático, a estratégia de flexibilização denominada publicização foi implantada a partir dos anos 1990 no Brasil. Esta foi definida como o processo de descentralização da execução de serviços, como educação, saúde, cultura e pesquisa científica, dentre outros. A estratégia de publicização introduziu também a possibilidade de união entre dois ou mais entes da federação (Municípios, Estados) com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem ao interesse coletivo e benefícios públicos.
Essa união é denominada:

  • A autarquia;
  • B consórcio público;
  • C organização social;
  • D parceria público-privada;
  • E empresa de propósito específico.
Conforme aponta Pacheco (2009), “a mensuração de desempenho no setor público tem contribuído para o alcance de múltiplos objetivos”.
A partir de tal afirmação, no contexto da Nova Gestão Pública, assinale a alternativa que apresenta alguns destes objetivos. 
  • A Aumento da transparência de custos e de resultados e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, sendo um dos pilares mais importantes da nova governança em torno do Estado-rede
  • B Redução dos custos de operação da máquina pública e identificação dos servidores públicos com pior desempenho, sendo um dos pilares da renovação dos recursos humanos no âmbito da reforma do Estado
  • C Aumento da capacidade de gestão por meio da aplicação de indicadores, sendo elemento indispensável a utilização de ferramentas e técnicas oriundas da iniciativa privada
  • D Aumento da centralização da tomada de decisão e aperfeiçoamento das estruturas de comando e controle, alinhado aos princípios do modelo gerencial e da ideia de um Estado regulador
  • E Redução de operações obsoletas e de serviços ultrapassados e a melhoria nas ferramentas de controle do servidor público, sendo um dos pilares da gestão estratégica de recursos humanos institucionalizada pelo gerencialismo
A Nova Gestão Pública (NGP), modelo de gestão disseminado no Brasil pelo ex-ministro Bresser-Pereira (2002), tem como característica o planejamento das atividades públicas com enfoque nos resultados (efeitos) e impactos (efetividade).
Com base nesse pensamento, assinale a alternativa com duas ações fundamentais para a NGP: 
  • A Conhecer os custos e definir os níveis dos serviços entregues aos cidadãos para assegurar melhores escolhas de serviço
  • B Centralizar as responsabilidades e reduzir a corresponsabilização, pois a delegação traz riscos à gestão e a obtenção dos melhores resultados, podendo também impactar na implementação das ações
  • C Reforçar o princípio da economicidade e limitar os gastos públicos, pois sem poupança não é possível ter resultados e impactos positivos
  • D Garantir a gestão por resultados e a avaliação de desempenho como práticas obrigatórias na forma de gerir órgãos públicos
  • E Estruturar as decisões públicas nos órgãos colegiados e descontinuar outras formas de participação social, de forma a garantir o controle e paridade do setor público