Questões de Motores em Equipamentos e Componentes na Eletrotécnica (Eletrotécnica)

Limpar Busca

O tipo de acionamento de motores elétricos mostrado na figura é:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Figura.- Adaptada de (FRANCHI,2008, p.160)

  • A soft-starter
  • B chave estrela-triângulo
  • C chave compensadora
  • D partida direta
O motivo de a maioria das máquinas elétricas rotativas terem seus enrolamentos instalados em ranhuras, tanto no estator como no rotor, ambos construídos utilizando aços para fins elétricos, é:
  • A minimizar o custo, pois são materiais baratos
  • B minimizar os custos de usinagem
  • C maximizar acoplamento magnético,devido à baixa permeabilidade magnética
  • D maximizar acoplamento magnético, devido à alta permeabilidade magnética
Uma instalação elétrica industrial apresentava, inicialmente,apenas motores elétricos.Os responsáveis decidem expandir sua produção, planejando instalar fornos elétricos a resistência. Sobre o fator de potência dessa instalação elétrica, é possível afirmar que:
  • A aumentará, pela inclusão de cargas com natureza capacitiva
  • B diminuirá, pela inclusão de cargas com natureza indutiva
  • C permanecerá constante, pela inclusão de cargas com natureza resistiva
  • D aumentará, pela inclusão de cargas com natureza resistiva
A substituição de um motor trifásico de 10 CV com FP= 0,80, alimentado por uma tensão de 220 V, se fez necessária em uma linha de produção. O departamento de manutenção tem disponível um motor de 10 CV com FP= 0,65. O circuito é protegido por um disjuntor de 50A curva D. Sobre a proteção do novo motor, pode-se afirmar que:
  • A será necessária a substituição do disjuntor de proteção do circuito por um disjuntor de 63A curva C
  • B será necessária a substituição do disjuntor de proteção do circuito por um disjuntor de 63A curva D
  • C será necessária a substituição do disjuntor do circuito novo para um de 50A curva C
  • D será mantido o disjuntor original, pois a corrente no circuito do novo motor será a mesma do motor substituído

Um motor elétrico de 13 cv (cavalo-vapor) tem um rendimento de 90% e um fator de potência de 0,82. A corrente elétrica nominal desenvolvida pelo motor sob uma tensão de 220 V é de aproximadamente:

  • A 3,4 A.
  • B 4,6 A.
  • C 34,0 A.
  • D 43,0 A.
  • E 46,0 A.