Questões de Movimentos Sociais e de Massa (Psicologia)

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O conceito de articulação tem sido fortalecido nos estudos que pretendem combater as diversas formas de desigualdade social, como as de gênero, raça /cor, o que pode ser útil para a compreensão desse fenômeno e para a prática profissional do psicólogo. Tal conceito entende que

  • A as questões relacionadas às desigualdades sociais só podem ser analisadas a partir da visão sistêmica das condições sociais que as originaram.
  • B gênero, raça e classe devem ser analisados como recursos que oferecem oportunidades de ação, e não simplesmente tomados como formas limitantes dos marcadores de identidade.
  • C fatores biológicos, históricos e sociais devem ser articulados para uma abordagem compreensiva das formas de opressão patriarcais e supremacistas brancas.
  • D violência de gênero, de raça e de cor devem ser entendidas à luz das formas de opressão específicas de cada tipo e suas respectivas origens.
  • E há eixos de poder estabelecidos pelo patriarcado, pelo racismo e pela luta de classes, cujo cruzamento define as múltiplas opressões a que uma pessoa estará submetida, seja qual for seu gênero, raça ou classe.

Nas últimas décadas, contribuições teóricas da Psicologia no campo das relações raciais têm se intensificado no Brasil, na defesa dos direitos de cidadania a uma enorme parcela da população submetidas a inúmeras situações de dominação e opressão. Nesse contexto de discussão, correlacione os termos com suas respectivas definições.


1. Raça.

2. Etnia.

3. Racismo institucional.

4. Racismo interpessoal.


( ) construção simbólico-cultural de elementos que ligam os sujeitos em um mesmo grupo.

( ) processos de desigualdade política com base na raça/cor que ocorrem entre os sujeitos em interação.

( ) materialidade do corpo expressa pelo fenótipo.

( ) gestão coletiva que inflige condições desfavoráveis de vida à população negra e indígena, ao mesmo tempo que atua como alavanca social para os(as) brancos(as).


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A 2, 4, 1 e 3.
  • B 1, 4, 2 e 3.
  • C 2, 3, 1 e 4.
  • D 1, 3, 2 e 4.
  • E 4, 3, 1 e 2.
Considerando os movimentos sociais, assinale a alternativa correta.
  • A A perspectiva psicossocial se resume à abordagem de microrrelações sociais. Sua inadaptação a essas relações gera desajustes e conflitos.
  • B Os movimentos sociais surgiram na década de 70, formados a partir de paradigmas teóricos explicativos, buscando sempre diferenciar movimento social de movimento político.
  • C São exclusivamente de cunho partidário movimentos de militância e participação nos debates políticos.
  • D Os movimentos sociais nasceram na tentativa de uma adaptação às macroestruturas sociais e eram vistos como elementos integrativos à ordem social vigente.
  • E Nas abordagens decorrentes da teoria marxista, o conceito de movimento social sempre esteve associado ao de luta de classe e subordinados ao próprio conceito de classe, contemplando as guerras, os movimentos nacionalistas, as ideologias radicais (como nazismo e fascismo), bem como as ideologias libertárias e religiosas.

As políticas de proteção e promoção social são consideradas políticas setoriais por terem suas ações organizadas por área específicas. Além dessas, algumas políticas têm sido elaboradas tomando como referência necessidades e objetivos de grupos populacionais específicos. Por abranger diversos tipos de políticas tanto de proteção quanto de promoção social, são chamadas de políticas transversais. Podemos considerar as Políticas Transversais:

  • A Igualdade Racial, habitação e urbanismo, Educação e Cultura.
  • B Igualdade de Gênero, Igualdade Racial, Criança e Adolescente, Juventude e Idoso.
  • C Educação, Cultura, Assistência Social e Desenvolvimento Agrário.
  • D Juventude, Saneamento Básico, Saúde, Cultura e Educação.
  • E Habitação, Educação, Saúde, Saneamento Básico e Cultura.

No que se refere aos objetivos de um projeto social, assinale a alternativa correta.

  • A Valores como solidariedade, criatividade e participação são considerados como elementares.
  • B Os projetos sociais acreditam que todos podem vencer se houver o esforço de cada um.
  • C O acesso à prática esportiva lúdica não favorece as chances para todos os que participam de projetos sociais.
  • D Ao fornecer formação atlética – técnico – tática, o projeto social é inclusivo.
  • E Crianças e adolescentes beneficiam-se somente com a educação informal.