Questões de Multiculturalismo e Educação (Pedagogia)

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Em texto no qual discute as relações entre universalismo e relativismo no âmbito dos currículos escolares, Forquin analisa uma perspectiva que, segundo o autor, “possui, simultaneamente, um sentido descritivo e um sentido prescritivo” (p. 15). O sentido descritivo consistiria em designar “a situação objetiva de um país onde existem grupos de origem étnica ou geográfica diversa e que não compartilham nem os mesmos modos de vida nem os mesmos valores”. Já o sentido prescritivo estaria representado quando o ensino, “na escolha dos conteúdos, dos métodos e dos modos de organização do ensino, levar em conta a diversidade dos pertencimentos e das referências culturais dos grupos de alunos a que se dirige, rompendo com o etnocentrismo explícito ou implícito que está subentendido historicamente nas políticas escolares “assimilacionistas”, discriminatórias e excludentes” (p. 15).
Assinale a opção que contém o termo empregado para identificar a perspectiva analisada por Forquin. 

  • A Multiculturalismo.
  • B Pluriculturalismo.
  • C Interculturalismo.
  • D Transculturalismo.
  • E Supraculturalismo.

De acordo com Vasconcelos (2014), o conflito interpessoal se compõe de três elementos: relação interpessoal, problema objetivo e trama ou processo. Considerando-se os três elementos do conflito, associe corretamente o conflito à sua respectiva função/ característica.
TIPOS DE CONFLITOS 1 - Relação interpessoal 2 - Problema objetivo 3 - Trama ou processo
FUNÇÕES / CARACTERÍSTICAS ( ) o conflito interpessoal tem sua razão objetiva, concreta, material. Essa materialidade pode expressar condições estruturais, interesses ou necessidades contrariadas. Portanto, o aspecto material, concreto do conflito é um dos seus elementos. ( ) conflito interpessoal pressupõe, pelo menos, duas pessoas em relacionamento, com suas respectivas percepções, valores, sentimentos, crenças e expectativas. Ao lidar com o conflito não se deve desconsiderar a psicologia da relação. ( ) expressa as contradições entre o dissenso na relação interpessoal e as estruturas, interesses ou necessidades contrariados: como foi, por que, onde, quando, as circunstâncias, as responsabilidades, as possibilidades e processos do seu desdobramento e implicações.

A sequência correta é:  

  • A 1, 2, 3.
  • B 1, 3, 2.
  • C 2, 1, 3.
  • D 2, 3, 1.
  • E 3, 2, 1.

Em Multiletramentos na Escola (Rojo e Moura, 2012), Melo, Oliveira e Valezi abordam os gêneros poéticos em interface com gêneros multimodais. Nesse diálogo entre os gêneros, um trabalho possível em sala de aula com o poema de Manual Bandeira poderia explorar

  • A a leitura de livros de história da literatura, em especial do período literário a que pertenceu o poeta, seguida depois de síntese escrita dos alunos.
  • B os sentidos expressos pela leitura em sala de aula, compilados em produção escrita dos alunos, posteriormente organizadas em um livro dos alunos.
  • C a leitura pelo professor, seguida da interpretação apurada para, dias depois, os alunos realizarem uma prova escrita sobre o tema nele abordado.
  • D o contexto histórico-social de sua produção, os sentidos veiculados e a produção de videoclipes sobre ele, contextualizando com o momento atual.
  • E a organização de uma biblioteca de classe por meio da qual os alunos poderiam ler o poema em questão e outros do poeta.

Para Gimeno Sacristán (2005), ao longo do tempo passaram a existir invariáveis e modelos pedagógicos em qualquer situação na qual apareça uma escola; universalidade que deve expressar a utilidade social desses traços que tornaram perduráveis as instituições educacionais e excludentes de outras formas de educar.
Para o autor, as invariáveis são as seguintes:

  • A O espaço coletivo prima por procedimentos autoritários.
  • B Um determinado número de alunos fica sob responsabilidade de um adulto, sob seu olhar e vigilância.
  • C Como espaços limitados que são, a escola e as salas de aula não ficam isoladas do exterior.
  • D A prolongação do tempo da escolaridade é uma forma de trabalhar conteúdo.
  • E A prática de um repertório sempre com alterações de atividades.

Diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representada, dentre muitos elementos, através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, representando, portanto: ____________.
Disponível em:(https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/antropologia/ diversidade-cultural) - (Adaptado)
Marque a alternativa com informação adequada para completar o enunciado:

  • A A extrospecção entre culturas populares
  • B A multidisciplinaridade entre culturas internacionais
  • C A pluralidade cultural
  • D A particularidade cultural centrada unicamente no local de educação