Questões de Multiplicidade de Conceitos (Comunicação Social)

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Sobre natureza e estágios da comunicação pública, segundo Haswani (2013), numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Natureza da comunicação 
1 A comunicação pública em que está inserida uma sociedade para identificar o relacionamento entre agenda setting e qualidade da relação entre instituição e sociedade civil.
2 Desenvolvimento de habilidades comunicativas em relação a competências e vocações.
3 Suporte das ciências sociais e com apoio dos processos de democracia participativa.
4 Serviços de acolhimento e relacionais. 
Estágio da comunicação
( ) Gestão do debate público ( ) Serviços pontuais: difusão de atos e normas
( ) Branding: gestão dinâmica do patrimônio simbólico
( ) Comunicação social, administrativa-institucional e política
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 1-4-2-3
  • B 2-1-4-3
  • C 3-4-1-2
  • D 4-1-3-2
  • E 4-2-3-1

Na comunicação governamental, a formação de público, segundo Paulo Regis Salgado, depende de:
(1) Abundância de informações  (2) Contiguidade espacial            (3) Oportunidade de discussão (4) Procura de atitude comum   (5) Inexistência de controversa
É CORRETO o que se afirma em:

  • A 1-3-4
  • B 1-3-5
  • C 2-3-4
  • D 2-4-5
  • E 3-4-5

A modalidade de comunicação pública que indica o dever das instituições de publicar leis, normas, decretos e divulgá-los, explicá-los e dar as instruções necessárias para a vigência das leis, segundo Haswani, se denomina corretamente:

  • A Comunicação administrativa.
  • B Comunicação de serviço.
  • C Comunicação institucional.
  • D Comunicação normativa.
  • E Comunicação política.

O ramo da comunicação pública que se refere às ações das instituições públicas das esferas municipais, estaduais ou federal, explicitadas ou não em suportes legais que regulamentam os serviços oferecidos por esses agentes, recebe o nome de

  • A comunicação organizacional.
  • B comunicação governamental.
  • C comunicação científica.
  • D comunicação política.
  • E comunicação integrada.
Um veículo de comunicação publicou uma notícia considerada falsa pela diretoria de um órgão público e que pode trazer consequências graves para a instituição. Analisando a situação, a assessoria de imprensa do órgão público resolveu comprar um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos. Essa medida é considerada:
  • A Correta, porque a função da assessoria de imprensa é defender os interesses do órgão.
  • B Incorreta, porque legalmente a compra de mídia para um órgão público deve ser feita por agência de propaganda.
  • C Incorreta, porque não se responde a matérias falsas mediante a compra de espaço em uma publicação.
  • D Incorreta, porque a melhor forma de resolver problemas desse tipo é por meio do contato direto com os jornalistas.