Questões de Musicalidade e Corporeidade (Artes Plásticas)

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O canto orfeônico foi inserido como educação musical e considerado parte do ensino da arte do século XX. Sobre isso, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No início do século XX, o ensino da arte acontecia por meio de um sistema tradicionalista tendo o professor, como centro do conhecimento. Neste sentido, o professor sabe, fala e os alunos repetem. ( ) No modelo de canto orfeônico, introduzido no ensino da arte do início do século XX, o professor definia as vozes, a altura e o timbre. Dentro dos cânticos desenvolvidos, priorizavase o coletivismo, nacionalismo e caráter cívico, exaltando a cultura nacional. ( ) A LDB de 1961 traz uma revisão na qual saem os cantores orfeônicos e entra um processo de educação musical na qual o aluno passa a participar do seu processo de aprendizagem com mais liberdade e demonstrando sua personalidade. ( ) Na evolução da educação musical, as intervenções foram deixando de existir sistematicamente, a liberdade passou a ser prevalecida e entendeu-se que a arte é um processo de experimentação ao indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
  • A V - V - V - V
  • B F - F - V - V
  • C V - V - F - V
  • D F - V - F - V
  • E F - V - V - V

No ensino da música, como objeto de conhecimento inserido, nos Contextos e Práticas, o professor deverá, ter foco, na seguinte habilidade curricular:

  • A Conhecer e apreciar diferentes gêneros musicais, presentes na vida cotidiana.
  • B Conhecer, apreciar e explorar fontes sonoras diversas.
  • C Conhecer e explorar a notação musical convencional.
  • D Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre suas experiências pessoais com a dança.
  • E Modificar a dialética conceitual para a tradicional.
“Beethoven continuou compondo, mesmo após a perda da audição, pois operava com seu pensamento musical, transcendendo a realidade física do som.”
Adaptado de MARTINS, Maria Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.
As opções abaixo contêm componentes específicos do pensamento musical, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A Altura.
  • B Silêncio.
  • C Voz.
  • D Tempo.
  • E Figurino.

O elemento base da música é o som. Cada som possui propriedades que o caracterizam chamadas de “parâmetros”. Leia, a seguir a descrição de dois desses parâmetros sonoros.
I. É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos; é o grau de volume sonoro que depende da força empregada para produzir as vibrações.
II. É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves, médios e agudos, sendo definida pela velocidade da vibração dos objetos.
As descrições I e II correspondem, respectivamente, a

  • A duração e altura.
  • B altura e duração.
  • C timbre e intensidade
  • D intensidade e altura.
  • E duração e timbre.

Émile Jaques-Dalcroze é tido como precursor dos métodos ativos de educação musical, nos quais é enfatizada a participação dos educandos na própria aprendizagem.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção dalcroziana de ensino de música.

  • A Os alunos devem estabelecer mentalmente um conhecimento seguro de teoria e notação musical antes do início da prática e da execução.
  • B O ensino de música deve se orientar pelo fato de que a assimilação depende de exercícios de escuta conjugados com o aprendizado corporal.
  • C O processo educacional deve ser conduzido de maneira experimental, com base em tentativa e erro, e sem recurso a preconcepções teóricas.
  • D A formação musical deve se concentrar, antes de tudo, no treinamento das competências visuais e mecânicas no trato com os instrumentos.
  • E A educação musical deve começar por um treinamento do espírito, posto que educa para o envolvimento com a mais sensível das artes.