Questões de Negociação Comercial (Marketing)

Limpar Busca

Uma instituição bancária sempre oferece os seus serviços conforme o prometido, no prazo comprometido, sem cometer erros, e tem interesse em lidar com os problemas dos clientes. Esses atributos favorecem a avaliação positiva da dimensão da qualidade do serviço denominada

  • A intangibilidade
  • B confiabilidade
  • C segurança
  • D presteza
  • E empatia

Em uma organização, estão exigindo que os vendedores troquem a tradicional venda de soluções pela venda de insights – estratégia que exige uma abordagem radicalmente distinta em várias áreas do processo de compra. Para realizar uma venda de insights, os vendedores têm 

  • A focado em um tipo de organização com uma visão clara, fechada, com necessidades já determinadas; em vez de em uma organização ágil, flexível, com necessidades emergentes.
  • B priorizado identificar que necessidade o cliente está buscando suprir, em vez de identificar a necessidade que o cliente ainda nem reconheceu que tem.
  • C direcionado o fluxo de informações da venda, orientando o cliente sobre como comprar, apoiando-o durante todo o processo, em vez de fazer perguntas para que o cliente possa conduzi-los durante o processo de compra. 
  • D iniciado a conversa com o cliente, sabatinando-o sobre suas necessidades e buscando um “gancho” para oferecer a melhor solução, em vez de apresentar ideias provocativas sobre o que o cliente deveria fazer.
  • E embasado sua prática na abertura do processo de venda com perguntas feitas e soluções para o cliente, em vez de gerar ideias inovadoras para atender os desejos cognitivos do cliente.

A estratégia digital da construtora Z permitiu um resultado muito satisfatório. Mais de 1.500 apartamentos vendidos exclusivamente pela internet, com ticket médio de R$ 350.000,00. Fundamentada na cultura de inovação, essa construtora foi a primeira empresa do segmento (e uma das primeiras no Brasil) a adotar, desde 2002, a internet como um intenso canal de comunicação e vendas, complementar e sinérgico ao marketing tradicional. A empresa apostou na transformação do consumidor, irremediavelmente influenciado pelo advento da internet. Para isso, tem feito uma série de projetos inovadores. Implementou a digitalização da comunicação e da venda: a internet passou a ser vista como ponto de venda. Adequou seu site corporativo para as vendas, implantou atendimento 24 horas, reformulou os modos de atendimento via web, melhorou o layout de navegação e disponibilizou informações sobre os produtos. Além disso, desenvolveu um blog corporativo como canal de contato demostrando a transparência da empresa, investiu em seu posicionamento de buscas e links patrocinados, passou a utilizar mapas como localizadores dos empreendimentos e disponibilizar aplicativos como extensão do site. Consolidou, ainda, sua participação em redes sociais como forma de se aproximar do consumidor. Como fruto desse trabalho, houve grande valorização da marca não apenas com o público consumidor, mas também com a comunidade empresarial.
Disponível em: https://mactreinamentos.files.wordpress.com. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Entre os objetivos de marketing digital da empresa estão melhorar o atendimento aos clientes e realizar transações.
II. Entre as atividades da empresa para atrair os clientes estão os mecanismos de busca e os links patrocinados.
III. O site corporativo da empresa mostrou-se voltado para o B2B (Business to Business).


É correto o que se afirma em

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Nas decisões de compra, apesar dos desejos dos clientes, o preço é o fator determinante na maioria das vezes. A determinação de preço de um produto deve ser analisada de forma calculada, e algumas variáveis são fundamentais para se estabelecer o preço que possibilite a sobrevivência da organização e a satisfação do cliente.


A esse respeito, julgue o item a seguir. 


A demanda é denominada inelástica quando o aumento ou redução de preço do produto afeta significativamente as quantidades vendidas. 

  • Certo
  • Errado

Nas decisões de compra, apesar dos desejos dos clientes, o preço é o fator determinante na maioria das vezes. A determinação de preço de um produto deve ser analisada de forma calculada, e algumas variáveis são fundamentais para se estabelecer o preço que possibilite a sobrevivência da organização e a satisfação do cliente.


A esse respeito, julgue o item a seguir. 


Chama-se estratégia de desnatação a elevação de preços no lançamento de um produto visando a uma camada da população, para que, posteriormente, sejam reduzidos.  

  • Certo
  • Errado