O ponto de partida para se compreender o comportamento do comprador é o “modelo de estímulo resposta”. Uma de suas etapas refere-se ao processo de decisão de compra.
Considere as seguintes situações:
1. Sérgio Luiz, motorista de aplicativo, teve seu único telefone celular (utilizado para atender as chamadas de viagem) danificado e inutilizado após uma queda, o que o impediu de trabalhar e o levou ao entendimento de urgência para resolver a questão.
2. Martha de Souza, uma microempreendedora, está comparando os preços de três notebooks, para decidir qual irá adquirir, visando atender a sua empresa.
3. Pedro Henrique, um aposentado, aconselha um de seus amigos a não adquirir um determinado modelo de veículo, dada a sua experiência negativa com esse mesmo modelo.
As etapas do processo de decisão de compra praticadas nas situações acima são, respectivamente,
- A decisão de compra, busca de informações e avaliação das alternativas.
- B reconhecimento da necessidade, avaliação das alternativas e decisão de compra.
- C reconhecimento da necessidade, busca de informações e comportamento pós-compra.
- D reconhecimento da necessidade, avaliação das alternativas e comportamento pós-compra.