Questões de Normas e Legislações de Contabilidade Pública (Contabilidade Pública)

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Em decorrência de uma falha no módulo de demonstrações contábeis do sistema de processamento de informações orçamentárias, contábeis e financeiras de um ente público, o balanço financeiro (BF) apresentou um erro no processamento do item “Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados”, conforme modelo proposto no MCASP.
O BF precisou ter seus saldos ajustados em uma planilha eletrônica, pois valores relativos ao referido foram apresentados equivocadamente no grupo:

  • A pagamentos extraorçamentários;
  • B recebimentos extraorçamentários;
  • C receita orçamentária;
  • D saldo do exercício anterior;
  • E saldo para o exercício seguinte.

Na elaboração de um relatório de gestão, nos moldes exigidos pelo respectivo tribunal de contas, uma entidade apresentou os valores pagos a título de serviços de terceiros - pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ) em um único item informacional, em decorrência de eles apresentarem menos de 10% das despesas pagas pela entidade no período.
À luz da NBC TSP Estrutura Conceitual, esse julgamento feito pela entidade:

  • A aprimora a relevância e a objetividade da informação contábil;
  • B decorre de uma análise minuciosa do custo-benefício da geração da informação;
  • C deve ser feito à luz do princípio orçamentário da especificação;
  • D promove melhor compreensibilidade da informação reportada;
  • E situa-se no contexto da materialidade, que é uma restrição relacionada à apresentação da informação contábil.

Um novo servidor foi designado para trabalhar no setor responsável pela execução orçamentária da despesa, especificamente na seção de liquidação da despesa. Pela ausência de fluxo padronizado de procedimentos, ele tinha dúvidas recorrentes que eram consultadas a colegas mais experientes. Ao examinar um processo de despesa para verificar a regularidade do direito adquirido pelo credor, ele foi orientado pelos colegas a analisar:
I. o contrato, se houver, e a nota de empenho; II. a fonte de custeio da despesa; III. os comprovantes da prestação do serviço;
IV. a compatibilidade da despesa com a programação financeira.
De acordo com a Lei nº 4.320/1964, são considerados títulos e documentos comprobatórios, para fins de liquidação, somente os itens:

  • A I e III;
  • B I e IV;
  • C II e III;
  • D III e IV;
  • E I, III e IV.

Na estrutura de apresentação do Balanço Orçamentário preconizada pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) há informações sobre as receitas e despesas em cada estágio de planejamento e execução que possibilitam análises mais detalhadas.
Para apurar e analisar os saldos a executar de cada grupo de natureza da despesa, é necessário subtrair as despesas:

  • A pagas das despesas liquidadas;
  • B empenhadas da dotação inicial;
  • C liquidadas da dotação atualizada;
  • D empenhadas da dotação atualizada;
  • E liquidadas das despesas empenhadas.

O texto da NBC TSP Estrutura Conceitual dispõe que o Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG) contém os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público.
Na elaboração desse relatório, uma entidade do setor público deve considerar que o RCPG:

  • A necessita apresentar informações alinhadas às disposições da Lei nº 4.320/1964;
  • B deve ser divulgado ao longo do exercício como anexo do relatório resumido da execução orçamentária;
  • C no contexto da convergência, é de elaboração facultativa a entidades de pequeno porte;
  • D pode compreender múltiplos relatórios, atendendo a diferentes objetivos da divulgação da informação contábil;
  • E tem o propósito de atender a finalidade específica de conformidade e prestação de contas.