Questões de Normas Educacionais dos Estados (Pedagogia)

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Segundo o Parecer CEE/RS nº 325/2014, o aluno que chega à instituição de ensino sem escolarização anterior, ou sem documentação que a comprove, deve ser: 
  • A Classificado.
  • B Vinculado.
  • C Certificado.
  • D Adaptado.

As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Criciúma (2020) estabelecem as diretrizes para a Educação de Jovens e Adultos, assim determinada: a oferta dessa modalidade de ensino acontece em Núcleos de Educação de Jovens e Adultos, os quais possuem, no mínimo, duas turmas na Unidade de Ensino ou em turmas descentralizadas em regiões com baixa demanda educacional. A distribuição do ano letivo é organizada dividindo-se em dois períodos, ou seja, duas fases semestrais. O estudante é enturmado de acordo com seu histórico escolar, com a possibilidade de concluir do 1º ao 9º ano em cinco anos, sendo que cada semestre/ período corresponde a um ano letivo do Ensino Fundamental da Educação Básica. Assim, a carga horária total é de (X) h/a no primeiro segmento e de (Y) h/a no segundo segmento.
Marque a alternativa CORRETA que substitua o (X) e o (Y) do texto acima.

  • A (X).2.400, (Y).1.600
  • B (X).3.200, (Y).1.800
  • C (X).2.700, (Y).1.900
  • D (X).1.400, (Y).1.200
  • E (X).1.800, (Y).900

De acordo com a Resolução n.º 003/2004 que aprova o Regimento Escolar da Rede Municipal de Educação de Criciúma/SC, quem foi o órgão que aprovou o texto desse regimento? Marque a alternativa CORRETA.

  • A Conselho Municipal de Educação de Criciúma (COMEC).
  • B Assembleia Diretora Educacional de Criciúma (ADEC).
  • C Convenção Municipal Educacional de Criciúma (CMEC).
  • D Parecer Educacional Municipal de Criciúma (PEMC).
  • E Secretaria Municipal Educacional de Criciúma (SMEC).

A Resolução da Avaliação das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Criciúma, nº 032/2019, estabelece as diretrizes para a avaliação do processo de ensino e aprendizagem nas unidades de ensino da Rede Municipal de Criciúma/SC. Dentre os itens a seguir, julgue-os quanto ao Art. 3, sobre os princípios da avaliação do processo de ensino e aprendizagem:
I.A iniquidade na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.
II.O aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem
III.A inclusão, de modo a acolher as diferenças.
IV.A verificação do desempenho do estudante, quanto a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências.
Marque a alternativa que contenha os itens CORRETOS.

  • A Apenas, II e IV.
  • B Apenas, I, II e III.
  • C Apenas, II e III.
  • D Apenas, I, III e IV.
  • E Apenas, II, III e IV.

Considerando o Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO-, os campi são voltados ao exercício das atividades permanentes de ensino, pesquisa aplicada, inovação e extensão e ao atendimento das demandas específicas nesse âmbito, em sua área de abrangência territorial, acerca do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Marque a alternativa incorreta:

  • A As atividades de extensão têm como objetivo apoiar o desenvolvimento social através da oferta de cursos e realização de atividades específicas.
  • B O currículo no IFTO está fundamentado em bases filosóficas, epistemológicas, metodológicas, socioculturais e legais, expressas no seu projeto político-institucional, sendo norteado pelos princípios da estética, da sensibilidade, da política, da igualdade, da ética, da identidade, da interdisciplinaridade, da contextualização, da flexibilidade e da educação como processo de formação na vida e para a vida, a partir de uma concepção de sociedade, trabalho, cultura, educação, tecnologia e ser humano.
  • C As ações de pesquisa constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino de forma indissociável, para viabilizar uma relação transformadora entre o IFTO e a sociedade.
  • D As ações de pesquisa constituem um processo educativo para a investigação e o empreendedorismo, visando à inovação e à solução de problemas científicos e tecnológicos, envolvendo todos os níveis e modalidades de ensino, com vistas ao desenvolvimento social.
  • E As atividades de pesquisa têm como objetivo formar recursos humanos para a investigação, a produção, o empreendedorismo e a difusão de conhecimentos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, sendo desenvolvidas em articulação com o ensino e a extensão, ao longo de toda a formação profissional.