Questões de Normas Técnica em Engenharia de Transportes e Trânsito (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Em relação às resoluções e atividades da ANTT, agência reguladora dos transportes terrestres no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. A passagem comprada pelo viajante tem validade de um ano, a contar da data de sua primeira emissão, independentemente de estar com data e horário marcados.
II. A ANTT não regula a acessibilidade aos veículos por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, mas apenas cumpre as normas da ABNT.
III. Além do DPVAT, os ônibus das empresas de transporte interestadual de passageiros devem ser cobertos, em território nacional, por um Seguro de Responsabilidade Civil.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
Para se redigir um relatório técnico é importante que sejam seguidas as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A estrutura de um relatório compreende as partes externa e interna, que são subdivididas em mais partes. Baseado nos conhecimentos sobre a estrutura destes relatórios, assinale a alternativa correta.
  • A A parte interna é formada por dois elementos: pré-textuais e textuais
  • B O elemento pré-textual é composto obrigatoriamente pelo resumo na língua vernácula, sumário, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas e lista de símbolos
  • C É obrigatório a apresentação de introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências no elemento textual
  • D A parte externa é composta pela capa e lombada, no entanto, são opcionais
A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos Conjugado de Proteção Individual (ECPI) são imprescindíveis em ambientes de trabalho que ofereçam riscos suscetíveis a ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Assinale a alternativa incorreta a respeito do uso destes equipamentos.
  • A A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente os EPI para atender a emergências
  • B O órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, requisitará amostras de EPI, identificadas com o nome do fabricante e o número de referência, além de outros requisitos, trimestralmente
  • C A adaptação do EPI para uso pela pessoa com deficiência (PCD) feita pelo fabricante oi importador detentor do Certificado de Aprovação (CA) não invalida o certificado já emitido, sendo desnecessária a emissão de novo CA
  • D Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e trabalhadores usuários, recomendar ao empregado o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade
Sobre a superelevação no projeto geométrico, é correto afirmar que, quando a superelevação é necessária em trechos urbanos, deve-se adotar como valor máximo de superelevação nesses trechos taxas de
  • A 10 a 12%.
  • B 8 a 10%.
  • C 6 a 8%.
  • D 4 a 6%.
  • E 2 a 4%.
Há várias características gerais que justificam a adoção de medidas limitadoras de tempo de estacionamento, destacando-se: dentro de uma área a medida reduziria a duração do estacionamento aumentando a capacidade de estacionar; dentro da área projetada, o motorista poderia ser capaz de encontrar um espaço de estacionamento vazio a uma distância razoável de caminhada do seu destino, dentre outras. NÃO se trata de um método para estacionamento por tempo limitado:
  • A Método do estacionamento em rotor.
  • B Método do cartão de estacionamento.
  • C Método do medidor de estacionamento.
  • D Método da espera limitada controlada por policiais ou fiscais.