Questões de NR 9 - Norma Regulamentadora n° 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA (Medicina do Trabalho)

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A antecipação referida na NR-9 – PPRA

  • A é o reconhecimento de riscos à saúde já instalados.
  • B é a avaliação do risco à saúde.
  • C é a terceira etapa do trabalho em higiene ocupacional.
  • D não pode ser considerada uma atividade de higiene ocupacional.
  • E é a identificação de riscos à saúde, antes de estarem instalados.
Referente à NR 9 - norma regulamentadora 9, que aborda sobre o programa de prevenção de riscos ambientais, relacione os itens que seguem com suas características e significado.

I. Silicose;
II. Asbestose;
III. Bissinose;
IV. Pneumoconiose;
V. Bagaçose.

(    ) Esta pode ser causada pelas poeiras vegetais do bagaço da cana de açúcar.
(    ) Esta pode ser causada pela poeiras mineiras do pó do amianto.
(    ) Esta é a formação permanente de tecido cicatricial nos pulmões causada pela inalação de pó de sílica (quartzo).
(   ) Esta causa um estreitamento das vias respiratórias causado pela aspiração de partículas de algodão, de linho ou de cânhamo.
(  )Esta em aspecto geral é uma doença respiratória causada pela inalação de substâncias químicas, como silicose, alumínio, grafite ou asbestos, que provocam tosse frequente ou dificuldade para respirar.

A ordem CORRETA de cima para baixo está na alternativa:
  • A II, I, V, IV, III.
  • B V, II, I, III, IV.
  • C I, III, II, V, IV.
  • D V, III, I, II, IV.
  • E II, III, I, V, IV.

Julgue o item a seguir, relativamente a competências dos profissionais que atuam na área de saúde e segurança do trabalho. Nesse sentido, considere que a sigla SESMT, sempre que utilizada, refere-se a Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) pode ser elaborado por qualquer profissional do SESMT, ao passo que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve ser elaborado por médico do trabalho.

  • Certo
  • Errado

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:

  • A Planejamento semestral, metas, cronograma, forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
  • B Planejamento bimestral, divulgação dos dados, comunicado à Previdência Social, estratégia e metodologia de ação.
  • C Planejamento anual, estratégia e metodologia de ação, forma de registro dos dados, forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
  • D Planejamento periódico de acordo com a gradação do risco da atividade principal, estratégia e metodologia de ação, metas e cronograma, comunicado à Previdência Social.