Questões de O Cuidar na Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

A cárie é uma doença que acomete crianças e adultos e se instala na boca, nos dentes de leite e nos permanentes. Ela se inicia com uma alteração na cor dos dentes, que ficam com uma mancha branca e depois se tornam pequenas cavidades que, se não tratadas, evoluem para cavidades maiores, chegando até a destruição total do dente. Para a prevenção da cárie nas crianças, é CORRETO a instituição de educação promover:

  • A O uso de álcool gel entre as atividades em grupo.
  • B Uma dieta baseada em produtos industrializados.
  • C O consumo de doces e guloseimas.
  • D A escovação dos dentes após as refeições.

A educação infantil tem um papel muito importante no desenvolvimento humano e social, especialmente no que diz respeito à concretização da cidadania e dos direitos sociais da infância. Quanto ao atendimento e ao cuidado na educação infantil, assinale a alternativa incorreta.

  • A As condições ideais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças devem contemplar processos sociais e relacionamentos respeitosos entre elas e os adultos nas práticas ofertadas. Faz-se necessário também que os profissionais que trabalham com essa faixa etária tenham conhecimento de como as crianças aprendem e se desenvolvem, com foco em mais bem atender suas necessidades e interesses individuais e coletivos.
  • B As instituições e os profissionais de educação infantil precisam reconhecer a criança em sua individualidade, bem como respeitar suas diferenças, preferências e singularidades, entendendo-as como membros ativos e participantes da construção do seu aprendizado. Nesse sentido, o trabalho junto às famílias e aos responsáveis das crianças não se mostra imprescindível para estabelecer ações de educação e cuidado.
  • C A criança tem o direito de interagir na comunidade em que está inserida, de modo a entrar em contato com todo o patrimônio de saberes de sua cultura. Valores como democracia, inclusão e diversidade devem ser contemplados na educação de crianças, pois é nessa etapa da vida que elas constroem suas primeiras referências para esses valores.
  • D Durante os processos de interação e prática da educação infantil, devem ter destaque a indissociabilidade do cuidar e do educar, os direitos de aprendizagem e as múltiplas linguagens.
  • E As relações cooperativas e colaborativas entre gestores da educação infantil, profissionais e famílias contribuem, de maneira sensível, para o sentimento de pertencimento das crianças, sua segurança, sua aprendizagem e seu desenvolvimento.

Para trabalhar hábitos saudáveis de higiene e alimentação, cinco professoras de uma escola de educação infantil planejaram ações diferentes, conforme apresentadas a seguir.
I A professora Carina chamou cada criança individualmente e explicou sobre as boas práticas de higiene e alimentação como lavar as mãos, escovar os dentes, comer frutas etc.
II Durante a rotina diária, a professora Maria explica sobre hábitos saudáveis de higiene e alimentação, depois cria situações para que as crianças possam vivenciá-las sob supervisão de um adulto.
III A professora Helena falou com toda a turma sobre a importância dos hábitos de higiene e alimentação e entregou desenhos para colorir com crianças lavando as mão, comendo frutas, tomando banho etc.
IV A professora Ana exibiu um vídeo com profissionais (dentista, médico, nutricionista etc.) falando sobre higiene e alimentação saudável.
V A professora Paula orientou os pais sobre higiene e alimentação porque ela sabe que esse tipo de aprendizagem é responsabilidade da família.
Entre as situações apresentadas, a que exerce mais influência para a construção de bons hábitos de higiene e alimentação junto às crianças é aquela apresentada pela professora

  • A Carina.
  • B Maria.
  • C Helena.
  • D Ana.
  • E Paula.

As práticas de higiene dos alimentos são fundamentais em um serviço de alimentação e nutrição. Elas garantem uma alimentação saudável, livre de micro-organismos que podem causar doenças. Os micro-organismos não podem ser vistos a olho nu. Estão presentes em todos os lugares: alimentos, água, ar, boca, mãos, cabelos, etc, mas só podem ser observados através de microscópio.
Disponível em:(http://www.crd.defesacivil.rj.gov.br/documentos/manual_manip _alimentos.pdf) - (P. 33)

Por isso, deve-se ficar atento para:
I.A higiene pessoal de quem cuida do alimento e de quem recebe o alimento
II.O local de trabalho em que se prepara e se guarda o alimento.
III.Os recipientes, utensílios e equipamentos utilizados no preparo dos alimentos - todos devem ser adequados ao tipo dos alimentos e devem ser bem lavados antes e depois de serem utilizados.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B Apenas, II e III.
  • C Apenas, I e II.
  • D Apenas, I e III.

A educação da criança não foi sempre igual, até porque a própria forma de ser criança, a infância, não é única e estável, sofre permanentes mudanças relacionadas à inserção concreta da criança no meio social. Este processo resulta em permanentes transformações também no âmbito conceitual e das ideias que a sociedade constrói acerca da responsabilidade sobre a construção dos novos sujeitos. (...) A educação infantil tem uma identidade que precisa considerar a criança como um sujeito de direitos, oferecendo-lhe condições materiais, pedagógicas, culturais e de saúde para isso, de forma complementar à ação da família.
Disponível em:(https://grupoinfoc.com.br/publicacoes/periodicos/p
53_O_papel_social_da_Educacao_Infantil.pdf) - (P.1) (Adaptado)

Nesse contexto, marque a alternativa correta e adequada ao tema: "A educação infantil e seu papel social". 

  • A A educação infantil tem papel social importante no desenvolvimento humano e social.
  • B A posição de muitos países em desenvolvimento é de desprezo à educação infantil, mesmo reconhecendo a sua importância no âmbito de desenvolvimento.
  • C A prioridade do papel social da educação infantil não se volta eminentemente para a escola fundamental, por conta do acesso e da duração da permanência das crianças para aquisição dos conhecimentos para todos.
  • D Os argumentos mais fortes e evidentes no contexto da educação infantil denigrem a representação do seu papel social.