Questões de O Ensino e a Participação Discente no Contexto Universitário (Pedagogia)

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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.


A educação é um fenômeno social que se relaciona com a formação dos indivíduos de uma sociedade; sendo assim, a educação escolar deve estar a serviço da emancipação dos sujeitos. 

  • Certo
  • Errado

A verificação periódica do aproveitamento nas atividades acadêmicas cursadas pelo discente, realizada por meio de sistema automatizado institucional, tem o objetivo de

  • A identificar as dificuldades por ele apresentadas e auxiliá-lo na recuperação de seu rendimento acadêmico.
  • B requerer, no prazo máximo de três dias úteis, a contar do início do impedimento, protocolar na Coordenação do Curso requerimento de abono de faltas.
  • C acompanhar a assiduidade e o aproveitamento, cujo lançamento é de exclusiva competência dos professores e que devem ser registrados em sistema designado para tal pela UFJF.
  • D requerer revisão de avaliação mediante requerimento protocolado na Secretaria da Unidade ou do Departamento ou do Polo de Apoio Presencial, no prazo de três dias úteis após a publicação dos resultados.
  • E realizar a segunda chamada designada pela professora ou pelo professor, que versa sobre os mesmos tópicos da avaliação não realizada.

A qualidade do professor assume centralidade do debate sobre política educacional, quando os estudos mostram que este é um dos mais importantes preditores do desempenho acadêmico dos estudantes. No Brasil, a exigência de ensino superior na formação dos professores, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), levou a um aumento significativo da escolaridade dos professores do Ensino Fundamental; no entanto, o desempenho dos alunos de Ensino Básico não aumentou no mesmo período no país (LOUZANO et al., 2010). Assinale a alternativa que aponta dois coerentes fatores de análise que nos ajudariam a melhor compreender por que esta relação - maior escolaridade docente/maior desempenho aluno - não se estabeleceu em nosso país.

  • A A atratividade da carreira docente no Brasil e a seleção e formação inicial dos professores de ensino fundamental no país.
  • B A pouca adesão do país aos instrumentos de avaliação externa, como o PISA, para os estudantes, e o ENADE, para os professores.
  • C A falta de uma política de formação de professores em serviço e a efetiva extinção de professores sem licenciatura no ensino público.
  • D As condições prévias de aprendizagem dos estudantes de Educação Básica e as políticas de permanência e cotas nas universidades
No que se refere à “didática do ensino superior”, assinale a alternativa incorreta:
  • A A prática pedagógica se aperfeiçoa, por quem a realiza, a partir de sua história de vida e saberes de referência, das experiências e aspirações, na ação pragmática desprovida de reflexão de natureza teórica.
  • B A autêntica ação de estender o conhecimento, via extensão universitária, operacionaliza-se por meio de uma práxis dialética, mediadora entre universidade-sociedade-universidade, de produção/reprodução crítica do conhecimento.
  • C A ação didática no ensino superior é pautada pelas tensões enfrentadas no cotidiano universitário e consolida-se pelo o que é inerente à extensão.
  • D A escolha da didática se justifica pelo objeto de estudo: o ensino, e suas relações com o trabalho pedagógico.
No que se refere à “didática do ensino superior”, assinale a alternativa incorreta:
  • A A prática pedagógica se aperfeiçoa, por quem a realiza, a partir de sua história de vida e saberes de referência, das experiências e aspirações, na ação pragmática desprovida de reflexão de natureza teórica.
  • B A autêntica ação de estender o conhecimento, via extensão universitária, operacionaliza-se por meio de uma práxis dialética, mediadora entre universidade-sociedade-universidade, de produção/reprodução crítica do conhecimento.
  • C A ação didática no ensino superior é pautada pelas tensões enfrentadas no cotidiano universitário e consolida-se pelo o que é inerente à extensão.
  • D A escolha da didática se justifica pelo objeto de estudo: o ensino, e suas relações com o trabalho pedagógico.