Questões de O Ensino Médio (Pedagogia)

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Quanto ao que dispõe o Referencial Curricular Amapaense do Ensino Médio, assinale a afirmação incorreta.

  • A Na estrutura básica do Ensino Médio, segundo a BNCC, haverá uma Formação Geral Básica, comum a todos os estudantes.
  • B Na estrutura básica do Ensino Médio, segundo a BNCC, haverá uma carga mínima de 1.200 (mil e duzentas) horas dedicadas aos Itinerários Formativos.
  • C A BNCC não prevê a adoção de diferentes arranjos curriculares, variáveis em razão do local e das possibilidades do sistema.
  • D Integra a Formação Geral Básica o conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).
  • E Os Itinerários Formativos consistem em um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seus interesses, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional. 

Segundo o Referencial Curricular Amapaense do Ensino Médio, (RCAEM), “No Amapá, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (SEED), a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) está sendo ofertada em instituições de ensino, Escolas e Centros de Educação Profissional, considerando atender às novas configurações do mundo do trabalho, mas, igualmente, a contribuir para a elevação da escolaridade dos alunos para que possam enfrentar a transformação do mundo contemporâneo” (p. 218). 
As opções a seguir apresentam princípios para a Educação Profissional que constam do RCAEM, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Prioridade à formação para o exercício do trabalho e a preparação para o mercado.
  • B Formação humana integral.
  • C Trabalho, ciência, tecnologia e cultura como categorias indissociáveis da formação humana.
  • D O trabalho como princípio educativo.
  • E A pesquisa como princípio educativo: o trabalho de produção do conhecimento.

Assinale a opção incorreta quanto ao disposto no Referencial Curricular Amapaense do Ensino Médio.

  • A Diante da transição entre os anos finais do Ensino Fundamental e os desafios do Ensino Médio, é importante observar quais são as expectativas dos jovens sobre a escola e o que querem aprender, como interagem com a comunidade local e quais os saberes que consideram importantes para garantir o desenvolvimento do seu território e de que maneira poderão intervir no espaço social, geográfico, político e ambiental, no qual estão inseridos.
  • B Ante às diversas peculiaridades regionais e locais, torna-se imprescindível a compreensão de que a educação desenvolvida na e pela escola está associada às diversas demandas apresentadas pelas juventudes, integradas às múltiplas culturas juvenis, as quais são permanentemente atualizadas em função das infinitas mudanças que envolvem a ciência, a tecnologia e o trabalho, nas diversas sociedades.
  • C O Referencial enfatiza a necessidade de uma escola que acolha as diversidades, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento das competências socioemocionais, e na qual o currículo esteja a serviço do desenvolvimento humano dos jovens estudantes, privilegiando o respeito, os princípios éticos, o valor à vida e a aprendizagem em suas diversas dimensões e possibilidades. 
  • D No processo de formação do jovem, o exercício do protagonismo é fundamental para a execução de um currículo que prevê a formação integral por meio do qual terá ações de efetiva aprendizagem, sem desconsiderar as influências sociais, políticas, culturais, científicas, tecnológicas, entre outras que contribuem para o estar no mundo dos adolescentes e jovens.
  • E A tarefa de retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes, será realizada exclusivamente ao longo do Ensino Médio.

Conforme Borges (2010, p. 98), acerca das dificuldades relacionadas ao Ensino Médio, em expansão no Brasil, “[...] tem-se constituído ao longo da história da educação brasileira como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de sua concepção, estrutura e formas de organização”.
De acordo com o autor, é correto afirmar que

  • A a educação técnica profissional de nível médio no Brasil não existe no campo educacional.
  • B sua ambiguidade confere uma dupla função de preparar para a continuidade de estudos e, ao mesmo tempo, para o mundo do trabalho.
  • C o Ensino Médio no Brasil não oferece vagas profissionalizantes.
  • D na história da educação brasileira, o Ensino Médio sempre foi propositor da continuidade de estudos e ascensão ao mercado de trabalho.
  • E o Ensino Médio no Brasil não encontra dificuldades nas capacitações tecnológicas.

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


A imaturidade, a pressão familiar e a busca pela herança profissional são fatores que podem levar o jovem estudante a fazer uma escolha profissional precoce e baseada em informações distorcidas e idealizadas sobre o curso pretendido.

  • Certo
  • Errado