Questões de O Fazer Filosófico (Filosofia)

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Pode acontecer que, para a educação do verdadeiro filósofo, seja preciso que ele percorra todas as gradações nas quais os “trabalhadores da filosofia” estão instalados e devem permanecer firmes: ele deve ter sido crítico, cético, dogmático e histórico e, ademais, poeta, viajante, moralista e vidente e “espírito livre”, tudo enfim para poder percorrer o círculo dos valores humanos, dos sentimentos de valor, e poder lançar um olhar de múltiplos olhos e múltiplas consciências, da mais sublime altitude aos abismos, dos baixios para o alto. Mas tudo isso é apenas uma condição preliminar da sua incumbência. Seu destino exige outra coisa: a criação de valores.

(Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal, 2001. Adaptado.)


No texto, Nietzsche propõe que a formação do filósofo deve

  • A assegurar e manter os poderes políticos do governante.
  • B conhecer e extrapolar as práticas de vida, os sentimentos e os valores presentes na sociedade.
  • C privilegiar e fortalecer o papel da religião nas atitudes críticas perante a vida e os humanos.
  • D restringir-se ao terreno da reflexão na busca por uma verdade absoluta.
  • E retomar a origem una e indivisível dos humanos, na busca de sua liberdade de natureza.

Dentre algumas das características da filosofia, a partir da modernidade, encontramos a necessidade da crítica. O pensamento e a obra de Kant são um marco nos procedimentos críticos da filosofia.
Assinale a alternativa que corresponde à função da crítica na filosofia.

  • A Analisar o conhecimento sobre cada realidade particular.
  • B Distinguir a filosofia da religião.
  • C Superar o dogmatismo em todo conhecimento verdadeiro.
  • D A crítica tem papel essencial na filosofia, pois ela possibilita o progresso do pensamento.
  • E Ser o único critério para determinar se todo e qualquer método filosófico são verdadeiros.
“A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que „todo mundo diz e pensa‟, ao estabelecido. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.”
Marilena Chauí – Convite à Filosofia
Assinale a alternativa que corresponde ao ato de filosofar, conforme a autora.
  • A A atitude filosófica é semelhante aos procedimentos científicos, isto é, desenvolve teorias e experimentos para comprovar a verdade.
  • B Dada à segunda característica, a atitude filosófica é positivista.
  • C Todos nós temos algum tipo de filosofia, porque pensar diferentemente da maioria já é uma atitude filosófica.
  • D Assim como a prática religiosa, o ato de filosofar pode nos oferecer um caminho seguro para superar nossas dúvidas.
  • E Embora rejeite o senso comum, a filosofia pode estar acessível a todos, pois suas indagações iniciais se referem ao cotidiano.

O verdadeiro 'ato de filosofar' tem que se entender como sendo aquele em que o indivíduo:

  • A pretende, enquanto ser racional, encontrar um sentido profundo para a existência humana.
  • B intenciona obter o máximo de conhecimentos que as experiências lhe podem fornecer.
  • C visa a explicar racionalmente a última razão de ser de tudo quanto existe ou pode existir.
  • D visa a elucidar o mundo dos mitos e dos mistérios ocultos, recebidos pelas tradições orais.
  • E visa a encontrar aquele que se lhe afigura ser o único caminho para a própria felicidade pessoal.

O ato de filosofar é muito importante porque, através dele, o homem:

  • A consegue atingir, pela simples intuição, a razão última de cada ser existente ou pensado.
  • B se posiciona no caminho racional para tentar atingir a última razão de ser de cada coisa.
  • C encontra definitivamente o caminho para atingir a verdadeira felicidade interior.
  • D desvenda finalmente os significados mais profundos dos mitos que povoam sua mente.
  • E consegue encontrar a razão espiritual do seu próprio existir e sua condição de ser social.