Questões de O Papel da Afetividade na Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca
Sabemos que, emocionalmente, o sujeito adolescente carrega consigo o peso de seu túnel mal cavado, ou seja, da delicada transição com suas crises, irrupções, confrontos, transbordamentos e conceitos instáveis que têm influenciado todo um modo contemporâneo de existência. A transmissão das tradições, dos valores, da memória e a responsabilidade por si e pelo outro, próprias do mundo adulto, têm sido fortemente interrogadas pelo mundo juvenil, mais do que em outros tempos. O hiperindividualismo, a inflação de imagens, a sociedade do espetáculo, a cultura do narcisismo e o imperativo da performance, como muitos afirmam, contribuem bastante para uma civilização ansiosamente jovem que, como tal, quer viver o presente sem se preocupar com o futuro e muito menos com o passado. Seu tempo é hoje, e isso não é sem consequência para nossos modos de subjetivação. Neste contexto, sobre a consequência para o desenvolvimento emocional e social do adolescente, analise as afirmativas a seguir.
I. O alongamento do tempo da adolescência de nosso século, seguramente, muito mais complexo e demandante de mais formação. Em geral, essa adolescência tem começado bem antes da puberdade.
II. O deslocamento das fontes de saber, já que no mundo tecnológico foi deslocado para a palma da mão. Já não é mais primazia dos pais, responsáveis, educadores, líderes adultos e outros mediadores a detenção desse saber, pois a tecnociência promete dizê-lo.
III. Os agrupamentos juvenis com identidades homogeneizantes ganharam um protagonismo sem igual nos dias de hoje. À medida que o laço com a família se afrouxa, é contestado ou repelido; o laço com pares da mesma idade torna-se uma necessidade vital, inclusive para espantar o medo da insignificância.
IV. As experiências da solidão, da toxicomania e da delinquência se tangenciam e têm mostrado ser bastante influentes na subjetivação de adolescentes e jovens adultos de nosso tempo.
Está correto o que se afirma em
  • A I, II, III e IV.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
  • E II, III e IV, apenas.

A afetividade figura em documentos governamentais e na literatura que trata das questões que envolvem a construção de valores éticos e o desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis na relação professor-aluno.

Com relação à dimensão afetiva, assinale a afirmativa improcedente.

  • A A afetividade interfere diretamente na produção do trabalho em sala se aula.
  • B O professor deve estimular a disponibilidade emocional dos alunos para a aprendizagem, fator essencial para que haja uma interação cooperativa.
  • C A dimensão afetiva deve integrar o processo de construção de valores e atitudes, considerando que o professor deve tratar a dimensão cognitiva como a mais importante em sala de aula.
  • D A convivência em grupo depende da dimensão afetiva e deve ser tratada em sala com o objetivo de que os alunos alcancem um domínio progressivo de procedimentos, valores, normas e atitudes.
  • E Apesar de contemplada pelos documentos oficiais e pela literatura específica, para muitos autores a afetividade não tem sido suficientemente contemplada como objeto de atenção nos cursos de formação de professores.

Damásio (1996, apud BEHAR, 2009) tem como tópicos de interesse o papel da emoção e do sentimento na tomada de decisões racionais, na construção do self e nas desordens mentais. Nesse sentido, uma das suas três importantes considerações é que:

  • A a emoção recebe influência dos processos mentais.
  • B os sistemas cerebrais destinados à emoção estão intrinsecamente ligados aos sistemas destinados à razão.
  • C a emoção é uma função biológica do sistema nervoso, uma vez que o cérebro detecta e reage aos estímulos.
  • D a mente não pode ser separada da razão, pois O humor, emoção e afetividade estão ligados ao comportamento.
  • E a emoção é uma reação valorada a eventos, agentes ou objetos, cuja natureza particular é determinada pela situação que a desencadeou.

A ação do Orientador Educacional na mediação entre professor e aluno precisa contemplar, EXCETO:

  • A a gestão dos conflitos do cotidiano que afetam a qualidade da aprendizagem.
  • B o diálogo e a interação para que a escola possa caminhar de forma exitosa.
  • C a construção de uma comunicação efetiva entre escola e família, professor e aluno.
  • D o diálogo entre a instituição, a comunidade, o professor e o aluno.
  • E a articulação entre a teoria e a prática e a formação continuada do professor.

O processo do diagnóstico psicopedagógico envolve fazer o levantamento e a articulação de vários conjuntos de dados, considerando a individualidade de cada sujeito, as queixas e as situações específicas, sendo que alguns conjuntos de dados poderão ter maior relevância do que outros. Contudo, a maior qualidade de validade do diagnóstico se dá diante da relação entre o profissional da psicopedagogia e o sujeito. De acordo com Weiss (1997), consideramos importante o exercício de:

  • A Inclusão social.
  • B Empatia, confiança, respeito e engajamento.
  • C Conhecimento dos traumas da infância do sujeito.
  • D Escuta ativa, psicodiagnóstico e avaliação neurológica.
  • E Escuta, avaliação e intervenção assertivas.