Questões de O Papel da Pesquisa na Formação do Professor (Pedagogia)

Limpar Busca
O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel da teoria na formação de professores.
  • A Serve exclusivamente para a recuperação do prestígio profissional e social dos professores.
  • B Congrega saberes teóricos e práticos, de maneira formal, durante a formação docente, que se reconciliam dialeticamente no cotidiano escolar.
  • C Serve à racionalidade tecnocrática que separa teoria e prática e contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor.
  • D Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.
  • E Ao demonstrar o domínio dos conteúdos culturais‐cognitivos e didático‐pedagógicos, auxilia o docente a recuperar sua autoridade.

O saber docente não é formado apenas da pratica, sendo ́também nutrido pelas teorias da educação. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel da teoria na formação de professores.

  • A Serve exclusivamente para a recuperação do prestígio profissional e social dos professores.
  • B Congrega saberes teóricos e práticos, de maneira formal, durante a formação docente, que se reconciliam dialeticamente no cotidiano escolar.
  • C Serve à racionalidade tecnocrática que separa teoria e prática e contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor.
  • D Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.
  • E Ao demonstrar o domínio dos conteúdos culturais‐cognitivos e didático‐pedagógicos, auxilia o docente a recuperar sua autoridade.

O saber docente não é formado apenas da pratica, sendo ́também nutrido pelas teorias da educação. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel da teoria na formação de professores.

  • A Serve exclusivamente para a recuperação do prestígio profissional e social dos professores.
  • B Congrega saberes teóricos e práticos, de maneira formal, durante a formação docente, que se reconciliam dialeticamente no cotidiano escolar.
  • C Serve à racionalidade tecnocrática que separa teoria e prática e contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor.
  • D Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.
  • E Ao demonstrar o domínio dos conteúdos culturais‐cognitivos e didático‐pedagógicos, auxilia o docente a recuperar sua autoridade.

O saber docente não é formado apenas da pratica, sendo ́ também nutrido pelas teorias da educação. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel da teoria na formação de professores.

  • A Serve exclusivamente para a recuperação do prestígio profissional e social dos professores.
  • B Congrega saberes teóricos e práticos, de maneira formal, durante a formação docente, que se reconciliam dialeticamente no cotidiano escolar.
  • C Serve à racionalidade tecnocrática que separa teoria e prática e contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor.
  • D Oferece aos professores perspectivas de análise para que compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais.
  • E Ao demonstrar o domínio dos conteúdos culturais‐cognitivos e didático‐pedagógicos, auxilia o docente a recuperar sua autoridade.
“A pesquisa é um recurso indispensável ao trabalho do professor, tanto sobre sua área específica como sobre sua prática pedagógica, as quais, na maior parte das vezes, estão integradas. Como a pesquisa acadêmica, a pesquisa do professor precisa ser desenvolvida com rigor, garantindo o princípio da validade para a construção de novos conhecimentos sobre determinada questão. O desenvolvimento da pesquisa implica o uso de métodos específicos para que se possa ultrapassar o entendimento imediato de uma questão problematizadora, proporcionando um novo conhecimento à luz da teoria. A teorização é vista como necessária ao desenvolvimento da profissionalização docente, pois ao buscar a teoria muda a prática e constrói teoria”.
(PESCE, m. k.: ANDRÉ, M. E. D. A.; HOBOLD, M. S. Formação do professor pesquisador: procedimentos didáticos. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: set.2013)
Analise o texto acima e assinale a alternativa correta.
  • A A pesquisa é um recurso dispensável ao trabalho do professor.
  • B A construção de novos conhecimentos dispensa o rigor da pesquisa.
  • C Ao buscar a teoria, muda a teoria e permanece com a prática.
  • D A teorização é necessária ao desenvolvimento da profissionalização docente.
  • E Não existem métodos específicos para o desenvolvimento da pesquisa.