Questões de O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo Lúcia Helena Sasseron (SD), a escola deve ser vista, integralmente, como um espaço de interações, todas as suas salas e espaços, seja o pátio, a sala de aula, a biblioteca ou a quadra de esportes. Aponte a alternativa que traz abordagens didáticas que representam maneiras consistentes para esse trabalho interativo no espaço da sala de aula.

  • A O atendimento individualizado, de acordo com as necessidades educativas de cada educando e suas especificidades; a adequação de materiais pedagógicos e espaços à faixa etária e às capacidades de cada aluno.
  • B A reprodução das informações e conteúdos oferecidos pelos professores de acordo com o nível cognitivo dos alunos; e a avaliação com ênfase nas respostas corretas para validar a aprendizagem dos conhecimentos do aluno.
  • C As experiências para ver, que reproduzem concretamente conhecimentos científicos; e a experiência concreta, em que os alunos realizam, eles mesmos, experiências científicas para compreensão dos conceitos.
  • D O trabalho em grupo utilizado tanto em atividades de sala de aula quanto em atividades extraescolares; e a construção de regras, que se tornam claras ao grupo nessas atividades e incidem sobre ações, comportamentos e decisões tomadas e refletidas em grupo.

Julgue os itens a seguir em relação à prática reflexiva do professor:

I.Uma prática pedagógica reflexiva envolve a adoção por parte dos professores de uma forma de compreensão de suas atitudes com relação ao ensino.
II.Um ensino baseado numa abordagem reflexiva contribui para melhorar as ações dos professores na sala de aula.
III.O professor reflexivo é aquele que demonstra através de sua ação em sala, ser um profissional que possibilita e ajuda o aluno a encontrar seu processo de conhecimento.
IV.Um professor reflexivo conhece seus alunos e sabe quais as dificuldades de cada um e a maneira que estes necessitam ser trabalhados.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II, III, IV.
  • B I, II e III, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.

No que tange a métodos e técnicas utilizados em pesquisa científica, julgue o item subsequente. 

Levantamentos são métodos tipicamente quantitativos, enquanto a pesquisa-ação é tipicamente qualitativa.

  • Certo
  • Errado

De acordo com Vasconcellos, planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. A partir das reflexões precedentes, podemos explicitar algumas finalidades do planejamento em geral, quais sejam:


I. Superar a expropriação.

II. Ajudar a prever e superar dificuldades.

III. Diminuir o sofrimento.

IV. Ser um instrumento de transformação da realidade.


Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Na década de 90, uma nova proposta de epistemologia da docência emergiu e influenciou fortemente a Formação de Professores no Brasil. Schön, um de seus idealizadores principais, formulou conceitos em torno de quatro termos centrais sobre a perspectiva do professor reflexivo. Assinale a alternativa que indica corretamente esses quatro termos.

  • A Conhecimento na ação, reflexão na ação, reflexão sobre a ação e reflexão sobre a reflexão na ação.
  • B Formação crítico-reflexiva do docente, articulação entre teoria e prática na atuação, pensar sobre sua prática e interdisciplinaridade.
  • C Cultura reflexiva, prática reflexiva, reflexão sobre ações passadas e contextualização.
  • D Novas formas de pensar, de compreender, de agir e de equacionar problemas.
  • E Integração de competências, experimentação, contextualização e reflexão transformadora da própria prática.