Questões de O processo de socialização (Pedagogia)

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Considere as afirmativas relacionadas a Educação Infantil na contemporaneidade. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A Educação Infantil atualmente é pautada na valorização da criança, bem como na valorização da sua cultura, em detrimento das outras.
(__)No contexto atual, o professor passou a assumir um novo papel, o de mediador, considerando que a criança é capaz de construir ativamente o seu conhecimento.
(__)Uma Educação Infantil de qualidade, deve garantir o desenvolvimento da autoconfiança, a ampliação de vínculos afetivos para além do ambiente familiar e o desenvolvimento da empatia e respeito pelo próximo, entre outros.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A F, V, V.
  • B F, F, V.
  • C F, V, F.
  • D V, F, F

A escola é considerada o segundo principal ambiente de socialização do indivíduo, estando atrás apenas da família. Essa afirmação fundamenta a defesa de que ela precisa assumir e desenvolver um papel social no processo de aprendizagem do estudante.


Como podemos explicar esse papel?

  • A A formação acadêmica deixa de ser importante, dando lugar ao desenvolvimento de habilidades e competência que ensinem o indivíduo a entender o meio no qual vive e defender seus direitos a qualquer custo.
  • B A escola deve buscar o desenvolvimento pleno do indivíduo, dando especial atenção às habilidades e competências que possibilitem a formação de um cidadão capaz de construir uma sociedade cada dia melhor.
  • C É na escola que o indivíduo aprende a ser subserviente e, assim, a atender às demandas da vida em sociedade, no que diz respeito à sua participação na vida política e econômica do país.
  • D Todos os ensinamentos devem seguir os métodos tradicionais desenvolvidos no início da criação das instituições de ensino, como forma de manter vivos os princípios e valores determinados pela sociedade de então.
Analise as afirmativas a seguir:

I. As atuais estruturas da sociedade exigem um padrão educacional que esteja voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades, a fim de que os alunos possam fundamentalmente desassimilar e ignorar a realidade do contexto social comprometido com as constantes mudanças.
II. A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas exclusivamente por profissionais habilitados em cursos de licenciatura e com especialização em áreas científicas.
III. Vygotsky afirmava que a prática educativa possibilita e permite à criança aprendiz envolver-se nas atividades de forma independente apenas quando não dispunha da ajuda de outros indivíduos.

Marque a alternativa CORRETA:
  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

A importância da educação das crianças pequenas e a incidência da educação no seu desenvolvimento posterior necessitam de um projeto educativo específico para a etapa infantil, suscetível de ser avaliado nas diferentes fases de sua aplicação. Conforme Arribas et alii (2004), na Educação Infantil, o professor deve entender a avaliação como um instrumento de investigação didática que, a partir da identificação, da coleta e do tratamento de dados, permite-lhe

  • A comprovar as hipóteses de ação, com a finalidade de confirmá-las e introduzir nelas as modificações pertinentes.
  • B conseguir o apoio da gestão escolar e dos pais na busca de recursos financeiros de instituições governamentais ou não governamentais que apoiem o desenvolvimento das crianças.
  • C determinar quais crianças estão aptas para avançar, em função dos resultados apresentados em momentos de avaliação, para etapas superiores.
  • D emitir juízos de valor sobre a criança ou sobre suas atividades dentro e fora de sala de aula, ou seja, sobre seu desempenho.
  • E estabelecer uma classificação das crianças, determinando em que posição cada uma se encontra em relação a outra em termos educativos.
A partir de 2000, a Educação Infantil, pauta de diversos fóruns de debates espalhados por todo o Brasil, passa a ser vista como uma necessidade da sociedade contemporânea, caracterizando-se por um espaço de socialização, de troca, de ampliação de experiências e conhecimentos, de acesso a diferentes produções culturais. O serviço educacional é direito da criança, dever do Estado e opção dos pais. São pontos cruciais para este serviço que foram formulados no âmbito dos movimentos, em consonância com a produção teórica sobre a criança de 0 a 6 anos, EXCETO:
  • A Engloba o educar e o cuidar da criança de 0 a 6 anos de forma integrada e indissociável; não é frequentado por crianças com mais de sete anos de idade.
  • B Estimula a produção e o intercâmbio de conhecimentos; prevê a gestão democrática dos equipamentos, com a participação das famílias e da comunidade.
  • C Os critérios para admissão de crianças são democráticos, transparentes e discriminatórios; o currículo respeita e valoriza as características culturais da população atendida.
  • D É concebido como um serviço público que atende aos direitos da criança e da família; responde ao princípio de igualdade de oportunidade para as classes sociais, os sexos, as raças e os credos.