Questões de Obras Ferroviárias e Rodoviárias (Auditoria de Obras Públicas)

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Um dos maiores defeitos que o pavimento pode apresentar é a fadiga do seu revestimento asfáltico. A norma DNIT 183/2018 – ME descreve o modo pelo qual se determina o comportamento de misturas asfálticas quanto à fadiga sob um carregamento repetido, à tensão constante, usando o ensaio de compressão diametral de tração indireta.
Nesse método de ensaio:

  • A se o coeficiente de determinação (R²) da curva, resultante de 12 corpos de prova, for menor que 0,8, deve-se aumentar o número de corpos de prova ensaiados, para tentar melhorar o ajuste;
  • B é recomendável utilizar, durante o ensaio, níveis de tensão acima de 40% da resistência à tração da mistura, para simular as cargas reais;
  • C a frequência de aplicação das cargas deve ser de 10 Hz;
  • D o ensaio padrão deve ser executado à temperatura de 15°C, na câmara de temperatura controlada;
  • E a vida de fadiga deve ser determinada como o número total de aplicações de carga que cause uma deformação crítica do corpo de prova, sem, no entanto, rompê-lo.

O desempenho funcional de um pavimento pode ser inferido por meio do levantamento de irregularidades e a formação de índices estatísticos. Entre os vários indicadores existentes, um dos mais adotados é o IRI (International Roughness Index).
O IRI corresponde a uma boa condição do pavimento quando:

  • A IRI ≤ 2,7 m/km;
  • B IRI ≤ 6,3 m/km;
  • C 6,3 m/km ≤ IRI ≤ 12,5 m/km;
  • D IRI ≥ 4,6 m/km;
  • E IRI ≥ 10,0 m/km.

De acordo com a Publicação IPR-726 do DNIT, o Projeto de Terraplanagem deve contemplar ações de boa técnica e de proteção do meio ambiente.
É um exemplo de ação que incorpora essas premissas:

  • A as seções transversais das ocorrências de material das escavações para empréstimos e bota-foras serão projetadas de modo que o terreno escavado permaneça na sua cota após a exploração;
  • B as áreas para bota-foras deverão estar localizadas, preferencialmente, em áreas situadas a montante da rodovia, para evitar que o escoamento das águas pluviais carreie o material depositado;
  • C o material para aterros deve ser obtido, sempre que possível, por meio de alargamento dos cortes; caso não seja factível, procurar empréstimos fora da faixa de domínio;
  • D se o volume de corte for maior que o volume necessário para aterro no mesmo segmento, o aterro deve ser realizado preferencialmente com material de compensação longitudinal;
  • E quando houver excesso de material de cortes e for impossível incorporá-lo ao corpo dos aterros, mediante compensação de cortes e aterros, serão indicadas áreas para bota-foras, recomendando-se que esse material permaneça em seu estado solto para facilitar sua incorporação à situação local.

Para a execução do serviço de concreto asfáltico, tem-se como referência a norma DNIT 031/2006 – ES.
De acordo com esse documento:

  • A um projeto de mistura com teor de ligante de 4,5% admite, no máximo, usinagens de concreto asfáltico de 4,0% a 5,0%;
  • B a composição granulométrica da faixa C é a mais indicada para camadas de ligação (binder);
  • C para a execução de 4 cm de concreto asfáltico, o diâmetro máximo da faixa granulométrica a ser utilizada deve ser superior a 25 mm;
  • D o concreto asfáltico somente deve ser fabricado, transportado e aplicado quando a temperatura ambiente for superior a 10°C;
  • E para a execução de 4 cm de concreto asfáltico, admite-se uma espessura de 3,6 cm dos corpos de prova extraídos em pista.

Para o desenvolvimento de um projeto de pavimentação, uma das etapas principais é a definição do número N.
De acordo com a Publicação IPR-723 do DNIT, para o projeto de uma pista simples em pavimento flexível, com duas faixas de tráfego, esse número representa:

  • A a quantidade total de veículos pesados que passarão em uma das faixas da rodovia;
  • B o número de repetições equivalentes de um eixo padrão que passará em uma das faixas da pista;
  • C o número de repetições equivalentes de um eixo padrão que passará em todas as faixas da pista;
  • D a quantidade total de veículos previstos para passar em uma das faixas da pista;
  • E a quantidade total de veículos previstos para passar em todas as faixas da pista.