Questões de Operação e Operador (Áudio e Vídeo)

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Numa gravação de um programa de TV, o técnico de som é

  • A o responsável pela captação dos sons durante as gravações.
  • B o operador do equipamento de som no estúdio e o responsável pela inserção da trilha sonora na edição.
  • C o responsável por adquirir ou criar elementos sonoros usando técnicas e ferramentas de produção de áudio.
  • D o responsável pela mixagem do som na pós-produção.
  • E o responsável por acompanhar todo o projeto sonoro da obra.
O audiodescritor (ADr), quando faz o roteiro, deve estar consciente de que a AD é um tipo textual com características concretas e próprias. A tarefa de audiodescrever requer também uma investigação sobre o material a ser audiodescrito, como a cinematografia, estudos da semiótica, gênero, público, entre outros. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
  • A Se a audiodescrição não atender à máxima coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, contextualização, intertextualidade e informatividade, pode ser considerada um texto – de fato, e está de acordo com uma lógica de causa-efeito.
  • B Olhando-se para a audiodescrição sob a perspectiva que privilegia a oposição imagem dinâmica / imagem estática, podese dizer que no caso de imagens dinâmicas o audiodescritor/ tradutor precisa contemplar as seguintes questões: “o quê?”, “quem?”, “como?”, “quando?” e “onde?” e, no caso da AD de imagens estáticas, o audiodescritor deverá se ater à pergunta “como é o objeto?”.
  • C Sendo a AD uma modalidade de tradução e a informação sonora, cabe ao audiodescritor/tradutor não entender os significados propostos de maneira efetiva e clara. Audiodescrever é transformar todos os códigos em um meio visual.
  • D O objetivo deve estar em apoiar o texto de partida mediante as descrições para as pessoas com deficiência auditiva, utilizando, para isso, um tipo textual com narrativas recorrentes, uso próprio (particular) de tempos verbais e elementos de coesão do mesmo modo que um léxico específico, que se propõe a resolver as necessidades tradutórias que os novos formatos de tradução exigem.
  • E A audiodescrição se encarrega de condensar a informação vinculada por códigos audíveis apenas.

Quando o operador de câmera não consegue dar foco na imagem, sobretudo quando se utiliza os extremos do zoom da lente, deve-se fazer um ajuste na câmera, mais precisamente em seu

  • A Foco automático.
  • B CCD.
  • C View finder.
  • D CCU.
  • E Back focus.

De acordo com Leighton Gage e Claudio Meyer, em O Filme Publicitário (1991), a Profundidade do Campo Focal pode ser alterada na câmera profissional quando o operador:

  • A manuseia os mecanismos de distância focal e abertura do diafragma da câmera.
  • B trabalha com a distância de foco na posição infinito.
  • C somente manipula a abertura do diafragma da câmera.
  • D fixa o dispositivo de Iris na posição automática.
  • E marca o foco sempre no alvo mais próximo da câmera.

Em operações com sistemas audiovisuais, a ação denominada FADE OUT se caracteriza

  • A pelo aumento do nível de sinal, a partir de silêncio no áudio ou preto na imagem.
  • B pelo aumento do nível de sinal de áudio juntamente com a diminuição da luminosidade da imagem.
  • C pela diminuição progressiva na saturação das cores até atingir uma imagem monocromática.
  • D pela diminuição gradativa do sinal, a partir de seu nível normal até atingir silêncio no som ou preto na imagem.
  • E pela variação na intensidade do sinal, passando para outra imagem ou som.