Questões de Opinião Pública em Marketing (Comunicação Social)

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A pesquisa de opinião é um instrumento valioso para compreender pensamentos e expressões do público que se quer analisar. A comunicação social utiliza-se de métodos de pesquisa qualitativos para compreender a opinião pública e direcionar a melhor forma de se comunicar com essas pessoas.

A esse respeito, julgue os próximos itens.
I Os problemas de pesquisa não se apresentam de forma clara e direta. Para definir o escopo do estudo, é necessário solicitar e receber bem todos os pontos de vistas dos entrevistados sobre o tema em questão.
II Na técnica de coleta de dados, a entrevista pessoal é a de valor mais baixo de todos os métodos, sendo as entrevistas por telefone e as por correio as que mais impactam no orçamento.
III Após se identificar o universo da pesquisa, é preciso decidir se a pesquisa vai englobar a totalidade de seus componentes ou apenas parte desse universo, caracterizando como pesquisa por amostragem.
IV O pré-testes do instrumento de pesquisa visa corrigir possíveis distorções no questionário e deve ser feito com um grupo diferente daquele no qual será aplicada a pesquisa, abrangendo o maior número possível de pessoas.

Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E II, III e IV.

Acerca dos conceitos de comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A A comunicação pública é entendida como uma ação de natureza publicitária empreendida pelo Poder Executivo, federal, estadual ou municipal, visando a divulgar as ações e políticas de governo para a sociedade.
  • B A opinião pública pode ser descrita como o conjunto de pontos de vista ou inclinações de caráter cognitivo e avaliativo que os indivíduos de um grupo têm, em certo momento, a respeito de um fato ou assunto de interesse público.
  • C A comunicação governamental é aquela empreendida pelo Estado para a difusão de informação e a articulação entre agentes públicos e atores sociais, em torno de assuntos de interesse público.
  • D Esfera pública é o espaço institucionalizado das comunicações do Poder Público, que tem como objetivo precípuo informar à sociedade acerca das ações governamentais e das políticas públicas nos diversos setores.
  • E A comunicação corporativa é o conjunto de ações das organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, visando à interação com seus públicos de interesse, os stakeholders, e à mobilização da opinião pública.

Os stakeholders incluem todos os públicos considerados estratégicos para uma organização. Alguns autores propõem a sua classificação entre públicos essenciais, não essenciais e de interferência.
Os públicos não essenciais são aqueles que

  • A permitem a existência da organização, tais como os empreendedores e o governo.
  • B são foco das atividades da organização, tais como os consumidores e os clientes.
  • C impactam a organização por meio de seu poder de liderança, como é o caso da mídia.
  • D atuam internamente na organização, como os funcionários e os fornecedores.
  • E estão fora da organização, mas prestam serviços ou representam interesses, como as consultorias e os sindicatos.

Em um questionário ou formulário é possível inserir diferentes tipos de questões. Quando o objetivo de uma determinada questão é identificar graus psicométricos de concordância ou aceitação, o enunciado apresenta ao entrevistado uma afirmação e, abaixo, itens que indicam grau de concordância (discordo totalmente, discordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente, concordo totalmente). Esse tipo de questão é conhecido como

  • A Escala Likert.
  • B Múltipla escolha.
  • C Pergunta de fato.
  • D Variável escalar ordinal.
  • E Variável escalar intervalar.

Aline foi encarregada a aplicar um formulário para verificar a satisfação dos clientes de uma rede varejista com o atendimento. Ela decidiu abordar os clientes na entrada da principal loja. Aline, nesse caso, tomou uma decisão

  • A correta, pois a abordagem na entrada toma menos tempo dos entrevistados.
  • B errada, pois a entrada da loja serve como filtro social, eliminando os compradores on-line.
  • C correta, pois na entrada o fluxo de pessoas tende a ser maior do que em outras áreas.
  • D errada, pois tais pessoas não realizaram a compra e ainda não é possível medir satisfação.
  • E indiferente, pois as respostas tendem a ser similares pelas pessoas tanto na entrada quanto na saída da loja.