Questões de Opinião Pública em Teorias da Comunicação (Comunicação Social)

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O constante crescimento das novas mídias tem alterado a relação dos meios de comunicação com seus públicos. Analise essas mudanças para a televisão e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas a seguir.


( ) Na lógica da radiodifusão, uma audiência presumida e mensurada (classificada por idade, sexo, classe social, etc.) é "vendida" para os anunciantes de TV, público que é chamado de "excedente".

( ) A programação de televisão vem passando por uma mudança de paradigma, de um modelo baseado no compromisso da audiência, que tinha hora marcada para assistir a um programa; para um modelo baseado no engajamento, no qual a audiência pode acessar o conteúdo a qualquer hora.

( ) O novo modelo de audiência corresponde a um público mais fragmentado, propenso a propagação de conteúdos de mídia.

( ) A cultura do engajamento facilita o surgimento de narrativas transmídia, que é uma forma de manter os telespectadores sempre ocupados falando sobre o conteúdo da mídia.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – V – V.
  • B V – V – F – F.
  • C F – F – V – F.
  • D V – F – F – V.
  • E F – V – F – V.

A pesquisa de opinião é um instrumento valioso para compreender pensamentos e expressões do público que se quer analisar. A comunicação social utiliza-se de métodos de pesquisa qualitativos para compreender a opinião pública e direcionar a melhor forma de se comunicar com essas pessoas.

A esse respeito, julgue os próximos itens.
I Os problemas de pesquisa não se apresentam de forma clara e direta. Para definir o escopo do estudo, é necessário solicitar e receber bem todos os pontos de vistas dos entrevistados sobre o tema em questão.
II Na técnica de coleta de dados, a entrevista pessoal é a de valor mais baixo de todos os métodos, sendo as entrevistas por telefone e as por correio as que mais impactam no orçamento.
III Após se identificar o universo da pesquisa, é preciso decidir se a pesquisa vai englobar a totalidade de seus componentes ou apenas parte desse universo, caracterizando como pesquisa por amostragem.
IV O pré-testes do instrumento de pesquisa visa corrigir possíveis distorções no questionário e deve ser feito com um grupo diferente daquele no qual será aplicada a pesquisa, abrangendo o maior número possível de pessoas.

Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E II, III e IV.

Considerando-se o texto 13A1-I, no que toca ao papel da comunicação pública e à formação da opinião pública, assinale a opção correta.

  • A Os resultados das pesquisas de opinião revelam, de forma fidedigna, toda a complexidade do processo de formação da opinião pública.
  • B As pesquisas de opinião são consideradas instrumentos de comunicação mercadológica e visam entender melhor o comportamento dos consumidores, razão por que não é recomendável utilizá-las em campanhas de comunicação pública.
  • C A comunicação pública tem como objetivo principal persuadir os cidadãos e criar uma opinião pública favorável à implantação de determinadas políticas públicas.
  • D Segundo a Teoria da Espiral do Silêncio, a baixa adesão ao uso de canudos biodegradáveis nas cidades brasileiras mostra o silenciamento do tema pela opinião dominante, que tende a reforçar comportamentos já validados pelos grupos sociais.
  • E Os debates quanto ao uso de canudos plásticos assomaram-se à agenda pública e passaram a influenciar a agenda político-governamental, com tramitação e aprovação de projetos de lei que proíbem o uso de canudos plásticos em vários municípios brasileiros.