Questões de Opinião Pública no Comportamento do Consumidor no Marketing (Marketing)

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Um banco optou por dois tipos de segmentação do seu mercado: o primeiro é embasado nos hábitos, hobbies, atividades ou interesses, valores ou opiniões, personalidade ou atitudes, estilo de vida e status social de seus clientes; (b) o segundo é embasado na sua lealdade, envolvimento, benefícios procurados e facilidade para comprar ou influenciar. 

Constata-se que foram escolhidos, respectivamente, os modelos de segmentação 

  • A tecnológica e etária
  • B qualitativa e tecnológica
  • C demográfica e educacional
  • D psicográfica e comportamental
  • E geográfica e psicográfica

Ao contrário de um bem físico, os serviços de um banco não podem ser vistos ou tocados pelos clientes.

Para superar essa dificuldade, no ato da venda, os escriturários devem 

  • A apresentar todos os argumentos disponíveis para dirimir possíveis dúvidas dos clientes.
  • B conduzir com segurança os clientes até a gerência para garantir sua privacidade.
  • C desobstruir todos os canais de vendas para agilizar o atendimento em dias movimentados.
  • D indicar o internet banking para aumentar a confiança nos investimentos adquiridos.
  • E reduzir em parte as taxas cobradas para superar a objeção ao valor dos serviços.

O advento das mídias sociais impactou o atendimento bancário em função do aumento do alcance dos comentários dos clientes a respeito da

  • A necessidade de exposição da marca.
  • B negociação ganha a ganha em rede.
  • C percepção da qualidade dos serviços.
  • D preferência por serviços tangíveis.
  • E referência aos valores pessoais.
TEXTO 1
Os consumidores, organizados em comunidades sobre temas variados, desejam interatividade com as empresas, desde que elas se humanizem e estejam dispostas a resolver seus problemas. O marketing eficiente não é mais aquele que “empurra” o produto e a comunicação, mas, sim, aquele que “puxa” as pessoas ao produto e que dialoga com elas. As empresas devem conhecer o seu consumidor e personalizar a conversa com pessoas que elas desejam que comprem seus produtos, assim como devem pensar em como podem ajudar o consumidor.
Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 9 jul. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
O influenciador digital deve ser o anunciador das boas-novas, uma vez que é quem tem acesso privilegiado à informação, para trazer a novidade. Sabe-se que, quanto maiores a transparência e a autenticidade do influenciador, melhor é a confiança, visto que uma mensagem positiva e altruísta movimenta montanhas. Ao interferir no cotidiano alheio, o influenciador digital transforma a rotina dos seguidores e dita tendências, sobretudo com insumos informativos. O influenciador deve ter pertinência com relação à marca e ao engajamento dos seguidores.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 7 jul. 2022 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que
  • A o seguidor apresenta papel passivo de receptor da informação compartilhada pelo influenciador.
  • B o influenciador com muitos seguidores está habilitado a divulgar variados tipos de produtos ou marcas.
  • C a narrativa sobre determinado produto deve seguir estritamente as diretrizes determinadas pela empresa contratante.
  • D o conteúdo publicado pelos influenciadores é mais informativo e pouco contribui para mudanças de comportamento em seus seguidores.
  • E o conteúdo publicado pelo influenciador impacta tanto seu engajamento como a sua credibilidade por parte dos seguidores.

Após a compra, caso perceba certos aspectos inquietantes ou ouça comentários favoráveis sobre outras marcas, o consumidor pode experimentar alguma dissonância cognitiva. Ele, então, ficará atento a informações que apoiem sua decisão.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A satisfação pós-compra do consumidor é fruto do quanto suas expectativas se aproximam do desempenho percebido do produto/serviço.
II. Quanto maior a defasagem entre as expectativas do consumidor e o desempenho do produto/serviço, maior a insatisfação do cliente e menor a dissonância cognitiva.
III. Quando a dissonância cognitiva é alta, o consumidor pode abandonar ou devolver o produto e tomar ações públicas, como reclamar para a empresa ou acionar órgãos de proteção ao consumidor.
IV. A pressão para reduzir a dissonância cognitiva pode ser mais observada em situações de baixo envolvimento do consumidor, em que os elementos são menos importantes para ele.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV
  • D I, III e IV.
  • E II, III e IV.