Questões de Orçamento no Planejamento e Controle de Obras na Arquitetura (Arquitetura)

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Em relação ao orçamento de obras em arquitetura e urbanismo, é correto afirmar que

  • A os novos programas de computador praticamente garantem a realização de levantamentos das quantidades de materiais que serão utilizados na construção, o que muitas vezes dispensa reuniões com engenheiros e arquitetos envolvidos em projetos preliminares.
  • B o orçamento analítico é realizado na fase inicial do orçamento de obras, caracterizando-se por ser um pouco maior do que uma estimativa de custos, sendo estimadas, nessa fase, as quantidades de custos de pequenos pacotes de trabalho.
  • C o orçamento pode ser classificado, de acordo com a fase em que se encontra o projeto do arquiteto, em estimativa de custos, orçamento preliminar, ou orçamento analítico.
  • D os custos diretos de um orçamento são, por exemplo, custos de escritório central, salários administrativos, impostos, lucros.
  • E o grau de detalhamento, no orçamento preliminar, é um pouco menor do que o da estimativa de custos.

Um dos pontos básicos do gerenciamento e controle de obras é a remuneração na execução de obras e serviços. Segundo o autor do livro “Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução”, para determinados tipos de obras, geralmente de médio e grande porte, é possível aplicar uma modalidade de contrato em que a contratada assume parte dos riscos financeiros da operação e recebe um percentual sobre os custos da obra condicionado ao desempenho físico e financeiro da obra em execução, denominado:

  • A Remuneração de serviços por empreitada integral.
  • B Remuneração de serviços por tarefa.
  • C Remuneração de serviços por administração contratada.
  • D Remuneração de serviços por sistema misto ou administração por metas de prazos e custos.

À luz do Decreto n.º 7.983/2013, o valor resultante da multiplicação do quantitativo do serviço previsto no orçamento de referência por seu custo unitário de referência consiste no

  • A valor global de referência do contrato.
  • B preço global de referência.
  • C orçamento de referência.
  • D custo global de referência.
  • E custo total de referência do serviço.

Conceitualmente, a Curva ABC nada mais é do que um método de orientação de itens de estoque de uma empresa e a classificação em grupos de itens, sob o ponto de vista econômico-financeiro, de acordo com suas importâncias relativas. As obras da construção civil envolvem vários procedimentos e, entre eles, o gerenciamento de custos, evidenciando a importância de ferramentas que auxiliem nesse aspecto.

Assim, sobre a utilização da curva ABC, assinale a alternativa correta:

  • A Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Assim sendo, como resultado de uma típica classificação ABC, surgirão grupos divididos em três classes, como segue: CLASSE A: Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo anual; CLASSE B: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual intermediário; CLASSE C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual baixo.
  • B A curva ABC é concebida com o intuito de separar os itens de maior e menor importância, sendo classificados em grupos das respectivas letras A, B e C. Os itens da classe A são os mais importantes e devem, por isso, ser tratados com uma atenção especial pela administração (a aquisição de lotes maiores, por exemplo). Os itens da classe C são menos importantes e assim, justificam pouca atenção por parte da administração (por exemplo, estoque mínimo, giro, controle). B é uma classe intermediária entre A e C.
  • C Para começar a entender e aplicar a curva ABC no controle de estoques, o proprietário deve compreender que: 70% das receitas da empresa provêm de 30% de suas ofertas. Com base na regra 70-30 simples, cada item comprado é separado em dois grupos: Itens A são aqueles relativamente poucos que representam o maior custo e, geralmente, o maior investimento; e Itens B podem ser encomendados em quantidades e frequências menores do que os itens A, mensal ou trimestral.
  • D A regra ABC implica maximizar a contagem física dos itens, monitoração frequente dos níveis de estoque para cada um, e reordenação frequentes. Assim, quando o lucro é baixo, o item deve ser descartado, de forma a possibilitar que seja determinado onde o proprietário deve concentrar suas energias com sucesso: torcer custos e melhorar margens de lucro bruto.

No levantamento da área de alvenaria, para fins de orçamento, o arquiteto utilizou a tabulação individual das paredes para facilitar a checagem das contas e as consultas posteriores. Numa parede de 8,00m x 3,00m com 1 janela de 1,50m x 1,00m e 1 porta de 1,00m x 2,50m, a área a ser computada pelo arquiteto em seu orçamento deverá ser de

  • A 20,00 m².
  • B 21,50 m²..
  • C 22,50 m².
  • D 23,50 m².
  • E 24,00 m².