Questões de Organização da Administração Pública brasileira (Administração Pública)

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Analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento, em suas várias etapas, deve ser atividade permanente de toda a Administração Pública, desdobrando- -se a partir dos planos globais e estratégias até os programas de ação de cada órgão, decorrentes dos planos setoriais.
II. A execução das diretrizes e a das ações planejadas são orientadas pelo orçamento-programa e pela programação financeira de desembolso.
III. As atividades-meio da administração direta, notadamente as que se referem a serviços gerais, pessoal, contabilidade e auditoria, são organizadas sob a forma de sistemas orientados e controlados cada um por um órgão central.
Está correto o que se afirma em 
  • A I, II e III.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
A organização identifica e aprende a comportar-se frente a uma multiplicidade de forças ambientais diferentes, de modo a saber aproveitar o embalo das forças favoráveis e a evitar o impacto das forças desfavoráveis para manter sua sobrevivência e seu crescimento.” Assinale a alternativa que indica a variável externa que influencia administrativamente a dinâmica de uma organização.
  • A Evento festivo da empresa.
  • B Programa de férias dos colaboradores.
  • C Inflação.
  • D Mudança de gestão interna.
  • E Falta de material de estoque.
A necessidade de orçar é tão antiga quanto a humanidade. Os homens das cavernas precisavam prever a necessidade de comida para os longos invernos; com isso, desenvolveram práticas arcaicas de orçamento. No Brasil, o orçamento passou a ser foco de estudos a partir de 1940, mas nem mesmo na década seguinte ele foi muito utilizado pelas empresas. Relacione adequadamente os tipos de orçamento aos respectivos conceitos.
1. Orçamento empresarial. 2. Orçamento contínuo. 3. Orçamento base-zero. 4. Orçamento flexível. 5. Orçamento por atividades. 6. Orçamento perpétuo.
( ) Projeção dos recursos da estaca zero com justificativa para todos os novos gastos. ( ) Projeção dos recursos baseada nos objetivos e no controle por meio do acompanhamento dos dados contábeis. ( ) Projeção dos recursos fundamentada nas relações de causa e efeito entre os processos correntes. ( ) Renovação do período concluído e acréscimo do mesmo período no futuro. ( ) Projeção dos recursos nas atividades por meio de direcionadores. ( ) Projeção dos recursos para vários níveis de atividade.
A sequência está correta em 
  • A 3, 1, 6, 2, 5, 4.
  • B 2, 5, 1, 3, 4, 6.
  • C 4, 1, 5, 2, 6, 3.
  • D 1, 5, 3, 6, 4, 2.
  • E 6, 5, 3, 4, 2, 1.

Uma organização dotada de uma estrutura do tipo matricial possui como característica a existência de órgãos

  • A dotados de autonomia executiva, porém sem autonomia para apuração de resultados, esta que somente está presente na estrutura funcional.
  • B de existência limitada no tempo, vinculada a projetos, além dos órgãos de apoio funcional, estes últimos de natureza permanente.
  • C centrais, responsáveis pela execução de projetos e dotados de natureza permanente, e os de assessoramento, que possuem natureza transitória.
  • D alocados na estrutura sob o critério de departamentalização funcional por produtos, sem especialização de atribuições.
  • E sujeitos a uma administração centralizada, dotados de baixa autonomia, ao contrário da estrutura divisional na qual operam como centros de resultados.

As continuas e rápidas mudanças nos contextos sociais, que produziram transformações na capacidade do Estado e nas ações governamentais, colocaram novos desafios para o planejamento estatal. O esgotamento dos modelos tradicionais reorienta a discussão sobre o planejamento, suas premissas e processos, incorporando a dimensão estratégica na gestão pública. Isso significa compreendê-lo como:
I. Instrumento político para moldar e articular os diversos interesses presentes no processo de intervenção governamental de políticas públicas.
II. Processo de aprendizado contínuo nas interações de decisões políticas, o que requer, além de um conjunto de informações precisas, transparência e soluções construídas de forma compartilhada.
III. Modos de organização de políticas que envolvem fortes componentes participativos, o que supõe um alto grau de horizontalidade em suas concepções.
IV. Capacidade de prover as políticas de informações técnicas, de prever o futuro e antecipar os problemas que possam impactar a política, estabelecendo as soluções necessárias, garantindo a eficiência do processo.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C II e III.
  • D II, III e lV.