Questões de Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil (Pedagogia)

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Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e de sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber. É a partir de então que a questão da educação emerge à consciência e o trabalho de educar acrescenta à sociedade, passo a passo, espaços, sistemas, tempos, regras de prática, tipos de profissionais e categorias de educandos envolvidos nos exercícios de maneiras cada vez menos corriqueiras e menos comunitárias do ato, afinal tão simples de ensinar-e-aprender. No entanto, muito antes que isso aconteça, em qualquer lugar e a qualquer tempo a educação, existe sob tantas formas e é praticada em situações tão diferentes, que algumas vezes parece ser invisível, a não ser nos lugares onde pendura alguma placa na porta com o seu nome. (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1995. Adaptado.)
Uma das instâncias socialmente envolvidas com a educação no Brasil é o Ministério Público (MP). No que tange à educação escolar, cabe ao MP, EXCETO: 

  • A Promover a qualidade da educação e a valorização dos profissionais da educação que atuam nessa área.
  • B Garantir o acesso e a permanência das pessoas na escola, respeitando os direitos e os conhecimentos de diferentes povos e grupos sociais.
  • C Fazer cumprir as leis que garantem o direito à educação, acompanhando métodos, processos e estratégias de ensino, visando garantir uma educação escolar equitativa e de qualidade.
  • D Combater a violência nas instituições de ensino e assegurar a gestão democrática da educação pública, bem como a inclusão de pessoas com deficiência e de idosos no sistema de ensino.

No que se refere à organização da educação nacional, assinale a alternativa correta:

  • A Cabe aos municípios baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.
  • B Os docentes devem cumprir seu próprio plano de trabalho, independente da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
  • C O Distrito Federal terá organização da educação pública totalmente distinta do restante dos Estados do país.
  • D Aos Estados cabe elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com a União, Distrito Federal e Municípios
  • E Cabe à União estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

O ensino fundamental, com duração de nove anos, abrange a população na faixa etária dos seis aos quatorze anos de idade e se estende também a todos os que não tiveram condições de frequentá-lo na idade própria. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A Os conteúdos que compõem a base nacional comum e a parte diversificada têm origem nas disciplinas científicas.
  • B Matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas são componentes curriculares.
  • C Em todo o território nacional, o ensino fundamental deve ser ministrado exclusivamente em língua portuguesa.
  • D O ensino fundamental deve abranger, obrigatoriamente, apenas o estudo da língua portuguesa e da matemática.
  • E No ensino fundamental, o ensino de espanhol passa a ser obrigatório como língua estrangeira moderna.

Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, não terão a incumbência de:

  • A Elaborar e executar sua proposta pedagógica.
  • B Fiscalizar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
  • C Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
  • D Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
  • E Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

Sobre a Universidade Aberta do Brasil UAB, analise as afirmativas que se seguem.
I. Entidades privadas ou com fins lucrativos somente podem fazer uso da infraestrutura dos polos mediante prévia comunicação à DED/CAPES, apresentando justificativa, em formulário eletrônico próprio, de convênio ou parceria com a entidade pública responsável.
II. Os espaços acadêmicos podem se situar em outros locais, a partir de convênios com outras instituições, desde que exista Termo de Cessão de Uso, assinado pelo proprietário do espaço, indicando os dias e horários de uso prioritário pelo polo EaD UAB, devendo existir pelo menos uma sala de aula/multiuso nas instalações do polo.
III. O polo EaD UAB é localizado, preferencialmente, em municípios de pequeno porte, com um total de até 20.000 habitantes, e que não possuam instalações acadêmicas públicas de nível superior.
Está correto o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.