Questões de Ortografia em Textos Midiáticos (Comunicação Social)

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A linguagem publicitária utiliza alguns recursos estilísticos, como objetividade, concisão, adequação, originalidade, correção, coesão, coerência, precisão e clareza, além de recursos estilísticos da língua portuguesa, para chamar atenção. O nome do recurso relativo à repetição de sons em palavras diferentes denomina-se

  • A paralelismo.
  • B antítese.
  • C paronomásia.
  • D aliteração.
  • E metáfora.
Para que a informação multimidia seja atrativa e inteligível para o público é necessário que os elementos que a compõem estejam devidamente interligados. O texto, o som, as imagens e o vídeo devem estar devidamente coordenados para que o resultado seja harmonioso. Neste sentido, segundo Ramón Salaverría, alguns critérios foram criados para facilitar a correta coordenação de elementos multimédia na composição de uma informação. Assinale a alternativa correta que apresenta todos os critérios. 
  • A Compatibilidade, complementaridade, ausência de redundância, hierarquização, ponderação e adaptação
  • B Rastreamento, hipertextualização, complementaridade, adaptação, singularidade e descentralização
  • C Ausência de redundância, multiplataforma, rastreamento, hierarquização, colaboração e complementaridade
  • D Descentralização, adaptação, compatibilidade, hipertextualidade, ponderação e colaboração

O editor é figura central na estrutura das redações. NÃO representa critério jornalístico na revisão de uma matéria pelo editor:

  • A Identificar se existem erros de ortografia ou de sintaxe na matéria.
  • B Perguntar às fontes se concordam com o teor da notícia.
  • C Conferir se o lide da notícia está adequado e bem escrito.
  • D Mapear se existem imprecisões com os fatos narrados ou com o contexto.

Analise as construções textuais a seguir.
I- Fazem cinco anos desde que o ministro deixou a pasta. II- Não sei por que o Presidente da República faltou à coletiva de imprensa. III- Ele chegou há duas horas e partirá daqui a cinco minutos. IV- Tratam-se de documentos muito importantes para esclarecer o problema. V- A edição passada chegou atrasada, mas a dessa semana já está nas bancas.
Estão de acordo com as normas jornalísticas de estilo e de correção gramatical:

  • A I e V, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II, IV e V, apenas.
  • D II e III, apenas.
Uma vez que um original é encaminhado a uma editora, ele passa por um extenso processo de revisão de sua ortografia, linguagem e conteúdo. Assim, os revisores adotam uma série de sinais e elementos visuais que guiam esse processo de revisão e conhecê-los é a melhor forma de fazer com que o fluxo de produção da publicação se dê de forma fluída e eficiente. As seguintes alternativas apresentam descrições de alguns desses símbolos e uma breve descrição de seu significado. Assinale a alternativa que apresenta a descrição e a significação corretas.
  • A Traço simples sublinhando uma letra ou palavra: necessidade de correção ortográfica do texto destacado.
  • B Expressão “ red. ” inserida dentro de um círculo/elipse: redundância do texto indicado.
  • C Traço simples ondulado sublinhando uma letra ou palavra: necessidade de se colocar o texto destacado em negrito.
  • D Expressão “ c.a.” inserida dentro de um círculo/elipse: verificar a capitulação do texto indicado.
  • E Inserção do símbolo #: necessidade de se dividir o texto em um novo parágrafo no local indicado.