Questões de Paisagismo (Arquitetura)

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O cenário e as consequências causadas pela pandemia da Covid-19 revelaram um grande desafio para as cidades quanto ao seu papel no enfrentamento dessa ou de epidemias futuras. O campo da Arquitetura e Urbanismo pode contribuir para amenizar os efeitos da condição pandêmica nas pessoas, por meio do planejamento e projeto da paisagem centrados nos espaços livres públicos. A paisagem, nesse contexto, é entendida “como um sistema complexo resultante da combinação e interação dinâmica de sistemas ecológicos e antrópicos e de processos históricos naturais e culturais em um dado espaço geográfico”.

(Texto adaptado de: FAVARETTO, A.; DILL, F. M.; DORNELES, V. G.; DA FONSECA, R. W.; FELIPPE, M. L.; CORREA, A. S. O espaço livre público urbano: percepção do usuário no contexto da pandemia do covid-19. Oculum Ensaios, [S. l.], v. 18, p. 1–22, 2021. DOI: 10.24220/2318-0919v18e2021a5148. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/5148. Acesso em: 4 jan. 2023).


Considerando as funções e características dos espaços livres públicos, avalie as afirmativas a seguir:


I. Os espaços livres públicos são elementos de "comunicação" entre os espaços privados e a vida pública, pois proporcionam possibilidades de interações sociais, mobilidade, inclusão e conectividade.


II. O espaço livre público pode ser destinado tanto àquelas atividades ligadas ao lazer ativo, como caminhadas, práticas de esportes e recreação, assim como ao entretenimento em horas de ócio.


III. Espaços residuais são exemplos de espaços livres públicos que não cumprem função social.


IV. Os espaços livres públicos são áreas compostas por áreas permeáveis e vegetadas, portanto ruas e calçadas não entram nessa categoria.


V. Os espaços livres públicos corroboram com a segurança alimentar, pois podem ser destinados à produção de alimentos.


Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I, II, III e IV.
  • B I, II, IV e V.
  • C II, III e V.
  • D I, II e V.

“Roberto Burle Marx (1909-1994) é um dos principais paisagistas do Século XX, reconhecido nacional e internacionalmente”. (Fonte: ARTISTA e paisagista. In: Burle Marx. [S.l.], [S.d.]. Disponível em: https://sitioburlemarx.org/artista-e-paisagista/. Acesso em: 27 dez. 2022).

Sobre a obra de Burle Marx, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O trabalho de Burle Marx teve influência dos princípios formais da abstração pictórica e de valores defendidos pelas vanguardas europeias dos anos 1920.


( ) O conhecimento sistemático e abrangente da flora brasileira e das especificidades ecológicas e compreensão da realidade natural do local são preceitos notáveis ao longo do desenvolvimento da obra de Burle Marx.


( ) Observam-se na obra de Burle Marx dois momentos articulados: uma visão ecológica inicial, que vai cedendo, aos poucos, espaço para preocupações formais trazidas em um discurso plástico.


( ) Ao longo de sua extensa vida profissional, Roberto Burle Marx percorreu caminhos variados, fez experiências diversas, dentre as quais pode ser identificado o princípio do nacionalismo esquemático.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C V, V, F, V.
  • D V, V, V, F.
No plano de massas vegetais, é interessante tirar proveito – quando possível – dos grandes grupos de árvores, classificados de acordo com seu tipo de copa. Sobre os tipos básicos de copas e seus usos em projetos paisagísticos, assinale a afirmativa correta.
  • A Espécies com copa vertical possuem o diâmetro da copa maior que a altura.
  • B Espécies com copa horizontal possuem o diâmetro da copa menor que a altura.
  • C Quando enfileiradas, as copas verticais formam grandes muros verdes que escondem vistas desinteressantes e barram o vento indesejado.
  • D Quando plantada junto a uma varanda ou edificação, as árvores de copa vertical podem funcionar como quebra- -sol para portas e janelas.
  • E Árvores de copa horizontal praticamente não proporcionam espaços sob sua copa, mas podem ser entendidas como ponto focal em sua forma vista a distância.
Na criação de espaços paisagísticos, é importante entender as técnicas adotadas para que o observador consiga diferenciar hierarquias e perceba o “aqui” e o “ali”. São consideradas estratégias sugeridas para elaboração destes planos, EXCETO:
  • A Muros ou cercas vivas de arbustos altos.
  • B Composição e definição de cores para floração.
  • C Muretas, pequenos desníveis, ou pequenas escadas.
  • D Renques de árvores verticais, ou renques de árvores horizontais.
  • E Pilares espaçados regularmente, arcadas, ou colunatas de palmeiras.
O entendimento sobre os diferentes tipos de jardins é de extrema importância nos projetos paisagísticos, conferindo o melhor modelo de acordo com o clima, a região, a vegetação disponível e a finalidade. Considerando as linhas projetuais, estilos e características dos tipos de jardins, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Jardim inglês. 2. Jardim japonês. 3. Jardim romântico. 4. Jardim moderno. 5. Jardim alpino.

( ) Lugar apropriado à meditação e ao recolhimento, cujo principal fundamento é o culto à natureza. Em geral, possui poucas plantas; porém, extremamente ornamentais.
( ) Possui como características principais: traçado orgânico de caminhos; plantio que remete à paisagem campestre e planos d’água na forma de pequenos e sinuosos lagos e reservatórios, que possibilitam a imersão do usuário no interior do espaço, isolando-o da realidade urbana do entorno.
( ) Tinha na informalidade a sua característica fundamental, ao preconizar a aproximação do homem à natureza e a negação do elemento ordenado.
( ) Busca a comunicação com o interior do edifício, cujos pisos devem interagir entre si, sempre visando à continuidade de materiais e o visual.
( ) Designado para regiões de clima temperado. Nesta condição de clima é muito importante a seleção de plantas como coníferas; camélia; plátano magnólia branca; dentre outras.
A sequência está correta em
  • A 3, 2, 4, 1, 5.
  • B 2, 3, 1, 4, 5.
  • C 5, 2, 3, 1, 4.
  • D 1, 4, 2, 3, 5.