Questões de Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo (Pedagogia)

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No mundo contemporâneo, é necessário que o aprendizado vá além dos conteúdos específicos. Cada indivíduo deve ser capacitado com recursos de conhecimento que o permitam compreender, de forma autônoma, situações novas e complexas, além de continuar aprendendo ao longo de toda a vida.
Isso descreve um dos quatro pilares da educação para o século XXI que inspiram os Parâmetros Curriculares Nacionais, qual seja:

  • A aprender a ser;
  • B aprender a aprender;
  • C aprender a fazer;
  • D aprender a viver;
  • E aprender a escolher.

A partir dos estudos sobre importantes personagens da educação no século XX, e de suas contribuições para conceber o estudante como um ser pensante e como um agente de mudança, conclui-se que o movimento da Escola Nova foi um importante mobilizador para a reflexão das práticas pedagógicas do educador. Diante de tantos problemas que a educação brasileira enfrenta, é importante compreender o atual contexto e identificar os desafios que ele apresenta. No entanto, é necessário dialogar sobre a importância de um projeto de educação transformador que visa formar e (re)formar os educadores para atuar e compreender os campos de disputa e os grandes impasses da educação contemporânea. É fundamental compreender o movimento da Escola Nova como um importante marco para educação no Brasil, que foi fortemente influenciada pela pedagogia progressista deweyana. Um fazer educativo baseado nas concepções desses autores, buscando discutir a pluralidade presente nos espaços escolares e sua relação com o fazer pedagógico. Com o advento da nova pedagogia, uma nova concepção de ensino surge no Brasil. Os estudos e experiências desenvolvidas na escola laboratório na visão de John Dewey e nas reformas propostas, o ensino, os métodos e as concepções de educação e as correntes pedagógicas surgidas a partir de então, configuram-se como arcabouço para a compreensão das transformações educacionais, mediante o desenvolvimento de processos de ensino pautados numa relação dialética e democrática. (Disponível em: https://socialeducation.files.wordpress.com/2020/ 02/pensamento-pedagogico-iii_web.pdf. Adaptado.)
De acordo com o exposto, e considerando o movimento da Escola Nova no Brasil, foi o principal responsável: 

  • A Paulo Freire.
  • B Darcy Ribeiro.
  • C Anísio Texeira.
  • D Florestan Fernandes.
A mediação pedagógica parte de uma concepção radicalmente oposta aos sistemas de instrução, baseados na primazia do ensino como mera transferência de informação. Não interessa uma informação em si mesma, mas uma informação mediada pedagogicamente, que possibilite a participação, a criatividade e a construção do conhecimento.
Sobre essa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA. 
  • A O conteúdo deve estar bem organizado, sistematizado, garantindo ao educando uma visão específica do tema.
  • B Os materiais e temas propostos devem considerar o cotidiano dos estudantes, favorecendo o processo de aprendizagem.
  • C As relações pedagógicas devem se pautar pelo respeito, garantindo o desenvolvimento da heteronomia dos educandos.
  • D A avaliação deve ter uma função disciplinar, garantindo, assim, a cada um o lugar social.
  • E Todo material e assunto trabalhado devem ser definidos pelos professores e gestores escolares.

De acordo com Coletivo de Autores (2012), no âmbito da escola, os exercícios físicos na forma cultural de jogos, ginástica, dança, surgem na Europa no final do século XVIII e início do século XIX. Esse é o tempo e o espaço da formação dos sistemas nacionais de ensino característicos da sociedade burguesa. A Europa constituiu-se no palco da construção e consolidação de uma nova sociedade - a sociedade capitalista. Nessa perspectiva, a força física, a energia física, transformava-se em força de trabalho e era vendida como mais uma mercadoria, e era a única coisa de que o trabalhador dispunha. Assim, a educação física adentrou a escola e começou a ser vista como importante instrumento de aprimoramento físico dos indivíduos que, "fortalecidos" pelo exercício físico, estariam mais aptos para contribuir com a grandeza da indústria nascente, dos exércitos, assim como com a prosperidade da pátria. Ainda em relação ao contexto histórico e a emergência do componente no ambiente escolar, os autores destacam:

  • A Alguns intelectuais tiveram o mérito de aliar ao desenvolvimento da ginástica ou educação física na escola a garantia de um espaço de respeito e consideração da área perante os demais componentes curriculares.
  • B As práticas pedagógicas da Educação Física pensadas e postas em ação, correspondiam aos interesses da classe trabalhadora daquele período histórico.
  • C Cuidar do corpo significa também cuidar da nova sociedade em construção, uma vez que, a força de trabalho produzida e posta em ação pelo corpo é fonte de riqueza para todos.
  • D As primeiras sistematizações sobre os exercícios físicos são denominadas de Métodos Ginásticos, tendo como autores mais conhecidos o sueco P. H. Ling, o francês Amoros e o alemão A. Spiess.
  • E Desenvolver e fortalecer física e moralmente os indivíduos não deveriam, portanto, ser funções desempenhadas pela Educação Física no sistema educacional.

Leia o texto a seguir retirado da obra “Educação: do senso comum à consciência filosófica”, de Saviani:


“O estudo das raízes históricas da educação contemporânea nos mostra a estreita relação entre a mesma e a consciência que o homem tem de si mesmo, consciência esta que se modifica de época para época, de lugar para lugar, de acordo com um modelo ideal de homem e de sociedade.”


Com base no texto anterior e na relação entre educação e sociedade em sua dimensão sociocultural, assinale a afirmação correta: 

  • A A educação é um processo social que, na maioria das vezes, não está em consonância com as ideias dominantes de uma sociedade.
  • B As concepções pedagógicas devem se manter distantes do movimento de utilização das novas tecnologias de informação e comunicação para que possam questionar com distanciamento o seu uso, bem como, proporcionar vivências importantes na instituição de ensino como, por exemplo, o uso da biblioteca.
  • C A educação brasileira não desenvolveu concepções pedagógicas que incluíssem uma visão capitalista pois ao longo da história não deu suporte ideológico a esse sistema.
  • D A educação não deve incluir o senso comum, somente o conhecimento produzido e comprovado pela ciência.
  • E O fenômeno educativo é prática social, situado historicamente e envolto em aspectos culturais, políticos e econômicos.