Questões de Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

Tendo como referência o texto dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil, a respeito da concepção de criança, é correto afirmar:
1. A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura.
2. A criança é profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele.
3. A criança é concebida como um ser frágil, dependente e dócil.
4. A criança é um ser humano único, completo e, ao mesmo tempo, em crescimento e em desenvolvimento.
5. Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

São considerados Critérios para um Atendimento em Creches que respeite os Direitos Fundamentais das Crianças:
1. Direito à brincadeira. 2. Direito à atenção individual. 3. Direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante. 4. Direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e cristã. 5. Direito a expressar seus sentimentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E São corretas afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, expressos nas seguintes dimensões dessa qualidade:
1. Planejamento institucional. 2. Multiplicidade de experiências e linguagens. 3. Interações. 4. Promoção da saúde. 5. Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Considerando os Parâmetros Nacionais de Qualidade da educação infantil, assinale a opção correta.
I A valorização profissional do(a) professor(a) no que diz respeito a carreira, jornada e salário.
II Todos desempenhando bem os seus papéis: direção e coordenação da instituição planejando as atividades pedagógicas e os professores executando as mesmas.
III Progressão na carreira baseada na titulação e na avaliação de desempenho. IV Jornada de trabalho que estabeleça dois terços para atividades de docência e um terço para aquelas de apoio à docência, excetuando os períodos reservados a estudos e planejamentos.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas os itens I e III estão certos.
  • B Apenas os itens II e III estão certos.
  • C Apenas os itens I, II e III estão certos.
  • D Apenas os itens I e IV estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Acerca dos componentes do desenvolvimento das crianças, assinale a opção correta.

  • A Crescimento, maturação e adaptação biológica destacam-se no desenvolvimento até a segunda infância, período em que começa a perder seu grau de relevância.
  • B Maturação biológica refere-se ao desenvolvimento de vários sistemas em direção ao estado biológico maduro, o qual capacita a criança a progredir para outros níveis de atividades.
  • C Adaptação ao meio ambiente são mudanças qualitativas que ocorrem quando, por exemplo, a criança progride em direção à maturidade devido à multiplicação ou ao aumento de células.
  • D Crescimento diz respeito àquelas alterações não mensuráreis, como, por exemplo, aumento de uma estrutura.
  • E Maturação, devido ao fato de depender de fatores do ambiente, a exemplo de experiências motoras, pode ser alterada.