Questões de Patologias (Edificações)

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Um mestre de obras, ao analisar uma viga representada em um desenho técnico de uma edificação, verificou que não havia nenhuma cota indicando seu comprimento. A legenda desse desenho afirmava que ele foi elaborado utilizando-se a escala 1:50. Sendo assim, o mestre de obras, ao medir o comprimento da viga, com uma régua, diretamente no desenho técnico, encontrou o valor de 10 cm.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o comprimento real da viga.

  • A 1 m
  • B 2 m
  • C 5 m
  • D 10 m
  • E 50 cm

Corrosão é definida como o conjunto de alterações físico-químicas que uma substância sofre pela ação de determinados agentes da natureza. Na prática, o termo foi apropriado para designar as reações existentes entre os metais e os agentes agressivos externos. A corrosão é um processo natural, espontâneo. A proteção contra a corrosão, no entanto, não é natural, deve ser aplicada e tem impacto econômico. Para cada forma de corrosão, há métodos de proteção mais adequados. Um dos métodos de proteção é a Formação de Produto de Corrosão Protetora na qual o produto inicial é uma camada aderente, porosa ou não, de espessura entre 1 milionésimo de milímetro e 1 milésimo de milímetro.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao processo de proteção por este método.

  • A Anodização.
  • B Fosfatização.
  • C Metalização.
  • D Proteção catódica.
Manchas e bolhas estão entre os problemas mais comuns durante a aplicação da pintura. Indique a alternativa que não corresponde a uma das soluções corretas a serem aplicadas ao problema ocorrido.
  • A Manchas: Utilizar qualquer tipo de diluente.
  • B Bolhas: Utilizar diluentes recomendados e aplicar espessuras conforme recomendação no boletim técnico.
  • C Manchas: Após secagem completa da tinta, lixar e repintar.
  • D Manchas: Depois da tinta seca, deve-se lixar removendo as imperfeições nivelando a superfície. Após isso, repintar conforme especificação técnica.
  • E Bolhas: Quando a aplicação for próxima a orla marítima, lavar com água doce entre demãos.
Os materiais metálicos em contato com ambientes agressivos estão sujeitos à deterioração. A partir dessa deterioração, podem ocorrer fenômenos nas vias úmida ou seca. O primeiro fenômeno ocorre quando os materiais metálicos estão em contato com soluções aquosas, o que ocorre nas condições normais de uso das estruturas de edifícios e civis; e o segundo só ocorre sob altas temperaturas. O enunciado se refere a qual manifestação patológica?
  • A Corrosão.
  • B Redução da resistência superficial.
  • C Eflorescência.
  • D Fissuração.
  • E Reação álcali-agregado.

Dentre as patologias que atingem as edificações, encontram-se aquelas que atacam as estruturas de concreto armado. A carbonatação do concreto é uma patologia que se desencadeia a partir de um composto químico muito comum nas grandes cidades, devido aos efeitos da poluição atmosférica, atacando sobretudo as estruturas de túneis, pontes e viadutos. Este fenômeno de natureza química provoca a desintegração das peças em concreto, destruindo as camadas de cobrimento até atingir as armaduras e permitir a sua corrosão. Sobre o processo de carbonatação assinale a alternativa correta.

  • A Para que a carbonatação aconteça, três elementos precisam estar dentro do concreto: a umidade, o sulfato de sódio e o oxigênio atmosférico.
  • B A carbonatação, quando atinge a profundidade das armaduras, provoca desestabilização da camada passiva protetora, favorecendo, desta forma, o início da corrosão.
  • C Como o dióxido de carbono (CO2) se difunde no concreto, de dentro para fora, a carbonatação se dá nesse mesmo sentido, não estando intimamente ligada ao concreto de cobrimento.
  • D A carbonatação do concreto pode ser definida como um processo físico-químico entre o monóxido de carbono (CO) presente na atmosfera e os compostos de enxofre da pasta de cimento.
  • E Além do aumento do pH do concreto, o processo de carbonatação também pode gerar microfissuras provocadas pela formação dos novos produtos que ocasionam perda de volume das peças estruturais afetadas.