Questões de Patrimônio Arquitetônico e Cultural (Arquitetura)

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As Cartas Patrimoniais são documentos que contêm recomendações no que diz respeito, entre outros temas, àqueles ligados à preservação e conservação dos chamados Patrimônios Culturais. Muitos desses documentos, firmados internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos, criando conceitos às vezes globais e, outras vezes locais.

(ROVER, Hellen Pereira Charile. Palácio Anchieta. Uma visita à restauração guiada pelos princípios da Carta de Veneza. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n. 167.02, Vitruvius, nov. 2015 https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.167/5811).


Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a afirmativa INCORRETA acerca da Carta de Veneza:

  • A inaugurou, em 1931, uma série de documentos que começariam a ser produzidos a partir da segunda metade do século XX, que ficariam conhecidos como Cartas Patrimoniais.
  • B surgiu a partir de debates entre teóricos de chamado “Restauro Crítico”.
  • C contempla definições atualizadas e mais inclusivas que a Carta de Atenas acerca da restauração e conservação de monumentos históricos.
  • D sobre Restauração, a Carta de Veneza aconselha o uso de técnicas modernas e tradicionais, desde que elas se mostrem adequadas, e ressalva também que ela deve ser executada de forma a respeitar a contribuição de todas as épocas, sem buscar uma unidade estilística.

Com relação às etapas do projeto arquitetônico, analise as afirmativas a seguir.


I O Projeto Executivo deve ser acompanhado de detalhes construtivos e das especificações dos materiais.


II Durante o Anteprojeto são definidos o partido arquitetônico e os elementos construtivos, considerando os projetos complementares. Nessa etapa considera-se a maquete digital e ou física como um documento eventual.


III O Projeto Legal tem o papel de representar as informações técnicas necessárias para análise e aprovação pelo cliente.


IV O Programa de Necessidades é um documento preliminar que caracteriza o empreendimento ou o projeto em questão e contém o levantamento das informações necessárias para o desenvolvimento das etapas seguintes.


Sobre essas etapas e sua natureza, estão CORRETAS as afirmativas

  • A I e III.
  • B I, II e IV.
  • C II e III.
  • D II, III e IV
Baseando-se nas propostas estabelecidas pela Carta de Machu Picchu, durante as últimas décadas, para a arquitetura contemporânea o problema principal:
  • A É não se colocar de acordo com as necessidades fundamentais dos homens.
  • B É não pensar o indivíduo enquanto sujeito principal para a valorização do patrimônio.
  • C Não é mais setorizar, mas pensar a cidade enquanto conjunto econômico, social e político.
  • D Não é mais o jogo visual de volumes puros, mas a criação de espaços sociais para neles se viver.
  • E É difundir os modelos de gestão de financiamento de planos e projetos pertinentes dentro do campo do patrimônio cultural.
Considerando os patrimônios culturais, ambientais e arquitetônicos, a criação de institutos estaduais foi estimulada pelo IPHAN, uma vez que o trabalho em conjunto com outras esferas era uma forma de apoio necessária para o cumprimento das medidas de proteção dos patrimônios nacionais. Em nível estadual, é correto afirmar que: 
  • A A Lei Estadual nº 18.030/2009 estabelece que, para o repasse dos recursos advindos do Critério do Patrimônio Cultural, os municípios devem comprovar que possuem ações de gestão para a preservação dos bens culturais locais.
  • B O Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CONEP), por meio da Diretoria de Conservação e Restauração, realiza projetos e obras de restauração em bens culturais imóveis (edifícios, praças e construções de importância histórica) tombados em nível estadual e daqueles de interesse para a preservação.
  • C O ICMS Patrimônio Cultural é um órgão colegiado, deliberativo, subordinado à Secretaria de Estado de Cultura, ao qual compete deliberar sobre diretrizes, políticas e outras medidas correlatas à defesa e preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais como, por exemplo, decidir sobre tombamentos e registros de bens culturais.
  • D A solicitação de tombamento de bens materiais (incluindo edificações) pode ser realizada por qualquer cidadão que julgue pertinente o reconhecimento de um determinado bem como patrimônio cultural de Minas Gerais, devendo ser requerida junto ao Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CONEP). Após análise, em caso de aprovação, será instaurado o processo que instrua uma decisão final pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA-MG.
Considerado patrimônio cultural de Belo Horizonte, uma das obras de caráter mais expressivos da cidade é o Parque Municipal das Mangabeiras. Localizado ao pé da Serra do Curral e com projeto paisagístico assinado por Roberto Burle Marx, é a maior área verde da cidade com 2,4 milhões de m² de matas nativas.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considerando o estilo paisagístico de Roberto Burle Marx, bem como clima, fauna e morfologia do Parque das Mangabeiras, analise as afirmativas a seguir. 
I. O uso de vegetação nativa é um dos princípios deste projeto. Um dos biomas utilizados no parque é o Cerrado, sendo representado por árvores como barbatimão; candeia; caviúna; guabiroba; murici; e, pau-santo.
II. O estilo francês é o adotado pelo paisagista para elaboração de suas obras, uma vez que as características deste estilo procuravam imitar a natureza em seu traçado livre e sinuoso e a água presente se encontrava disposta em lagos ou riachos.
III. Conhecido como paisagista das elites, Roberto Burle Marx também foi responsável pelos seguintes projetos na capital mineira: jardim na Ilha dos Amores, jardins do Iate Clube e paisagismo do Golf Club, atual Sede da Fundação Zoobotânica.
IV. O uso da cor, da vegetação e dos pisos, tirando partido do mosaico português, e o caráter, ora orgânico, ora geométrico, de suas águas, sempre fizeram parte da obra de Roberto Burle Marx, como pode ser visto também no parque.
V. O parque, concebido dentro dos padrões pelos quais foram projetados os parques europeus, está estruturado por caminhos suavemente curvilíneos que levam a um espaço central, e cortado por águas serpenteantes emolduradas por extensos gramados e grandes maciços arbóreos.
VI. O uso de vegetação nativa é um dos princípios deste projeto. Um dos biomas utilizados no parque é a Mata Atlântica, sendo representada por árvores como copaíba; jacarandá; jequitibá; pau-jacaré; e, quaresmeira.
Está correto o que se afirma apenas em

  • A II e III.
  • B I, III, IV e VI.
  • C II, IV, V e VI.
  • D I, II, III, IV e V.