Questões de Pavimentação e Malhas Rodoviárias (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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As rodovias pavimentadas com duas faixas e dois sentidos de tráfego são divididas em duas classes, I e II, de acordo com a análise da sua capacidade. Em relação a essas classes, analise as afirmativas abaixo.
I. As rodovias de Classe I compreendem ligações de maior importância entre cidades e rodovias arteriais principais conectando importantes vias geradoras de tráfego, rotas de trabalho diário e ligações estaduais e federais de grande relevância.
II. Nas rodovias de Classe II os motoristas não esperam trafegar com velocidades elevadas.
III. As rodovias de Classe II geralmente atendem o tráfego de longa distância ou possuem conexões entre vias que servem o tráfego de longa distância. Nessas vias os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente altos.
IV. As rodovias de Classe I não atuam como arteriais principais, compreendendo vias que funcionam como rotas de acesso às rodovias de Classe II ou servem como rodovias turísticas e recreacionais.
V. As rodovias de Classe II geralmente atendem às viagens curtas, inícios e fins de viagens longas.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I e II apenas
  • B II e IV apenas
  • C I, II e V apenas
  • D III, IV e V apenas

O pavimento de uma rodovia pode ser dos tipos flexível ou rígido, ambas apresentando vantagens e desvantagens. Em relação à manutenção e reflexão de luz, pode-se dizer que:

  • A o pavimento rígido possui menor necessidade de manutenção e maior reflexão da luz do que o pavimento flexível
  • B o pavimento rígido possui menor necessidade de manutenção e menor reflexão da luz do que o pavimento flexível
  • C o pavimento rígido possui maior necessidade de manutenção e maior reflexão da luz do que o pavimento flexível
  • D o pavimento rígido possui maior necessidade de manutenção e menor reflexão da luz do que o pavimento flexível
Sobre o controle de qualidade de materiais, produtos e serviços em obras de pavimentação de vias públicas, assinale a alternativa correta.
  • A O principal uso do asfalto diluído na pavimentação é no serviço de imprimação.
  • B O principal uso da emulsão asfáltica na pavimentação é no serviço de CBUQ.
  • C O CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) é a combinação de ligante asfáltico misturado com água e óleo.
  • D A emulsão asfáltica é uma mistura de CAP, querosene e emulsificante.
  • E O asfalto diluído só pode ser trabalhado acima de 130ºC, pois abaixo dessa temperatura o material não apresenta trabalhabilidade boa (observada no ensaio de viscosidade).
A pavimentação de um novo loteamento foi feita de pavimento flexível, com base, sub-base e revestimento. O revestimento tem espessura de 5,0 centímetros de CBUQ. Após a compactação, atentou-se para o fato de que o pavimento está com uma coloração mais negra que o normal em alguns pontos. Isso ocorreu por haver excesso de ligante asfáltico na superfície do pavimento. Qual é o nome desse defeito apresentado?
  • A Panela rasa.
  • B Escorregamento.
  • C Corrugação.
  • D Ondulação.
  • E Exsudação.

Quantas determinações por amostra de solo o procedimento de determinação do teor de umidade de solos prevê que sejam efetuadas?

  • A 3
  • B 4
  • C 5
  • D 6
  • E 9