Questões de PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional (Pedagogia)

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Os institutos superiores de educação devem manter:
  • A Cursos formadores de profissionais para a educação básica, inclusive o curso normal superior, destinado à formação de docentes para a educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental.
  • B Programas de educação continuada para os estudantes dos diversos níveis.
  • C Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação que queiram se dedicar à educação superior.
  • D Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação superior que queiram se dedicar à educação no nível do ensino médio.

As Instituições de Educação Superior (IES) têm seus próprios dispositivos normativos internos que orientam o seu funcionamento. A criação desses documentos deve estar alinhada com o propósito da IES e a sua função social. Entre os documentos necessários para sua criação, temos o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Com relação a esses documentos, assinale a alternativa correta.

  • A O Projeto Pedagógico Institucional é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da IES.
  • B O Projeto Pedagógico Institucional não precisa considerar a trajetória histórica e a inserção regional da IES, porque a sua finalidade é meramente formal.
  • C O Plano de Desenvolvimento Institucional é elaborado para um período indeterminado.
  • D O Plano de Desenvolvimento Institucional considera a identidade da IES, mas não necessita considerar a sua filosofia de trabalho.
  • E O Plano de Desenvolvimento Institucional é um instrumento de gestão rígida e centralizada na gestão superior.

No que diz respeito ao Plano de Desenvolvimento Institucional e ao Projeto Pedagógico Institucional, esses instrumentos devem acompanhar o Planejamento Estratégico da Instituição. Dessa forma, correlacione as colunas a seguir quanto aos conceitos desses instrumentos institucionais:
1. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI 2. PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL – PPI 3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO a. Constitui-se em um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que orienta as práticas acadêmicas da IES, considerando sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos. b. Se constitui um orientador das ações dos gestores, de modo a atingir os resultados esperados e superar mudanças e contingências institucionais. Deve ser elaborado para um período de cinco anos e tem caráter normativo; assim, apresenta a missão, objetivos, metas, ações e prazos a serem alcançados. c. Objetiva otimizar o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes, para melhorar a gestão e assim garantir a qualidade do serviço oferecido à sociedade, como também desencadear uma reflexão coletiva que promove a adoção de uma prática educativa.
(DIAS, J. H. R. C.; SOUSA, J. C. Estratégia institucional: relação entre o pdi, ppi e planejamento estratégico no IFB. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, v.21, n.2, p. 334-349, maio-ago. 2017 – Adaptado)
A associação correta é

  • A 1a – 2b – 3c.
  • B 1c – 2a – 3b.
  • C 1c – 2b – 3a.
  • D 1b – 2c – 3a.
  • E 1b – 2a – 3c.

O Plano de Desenvolvimento Institucional, conhecido como PDI, consiste em um documento no qual se definem, basicamente,

  • A a análise da realidade da escola, a projeção de finalidades e fundamentos das disciplinas e as formas de mediação.
  • B os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
  • C a missão da instituição de ensino superior, a política pedagógica institucional e as estratégias para o alcance das metas e objetivos.
  • D a finalidade da instituição de educação básica, o diagnóstico da realidade, a programação curricular e a avaliação.
Sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, de acordo com Ministério da Educação, assinale a alternativa correta.
  • A É um documento que define a missão, as metas e os objetivos de instituições públicas.
  • B É um documento que deverá definir a missão; as estratégias para atingir metas e objetivos; cronograma e metodologia de implementação dos objetivos; metas e ações do Plano da IES.
  • C As instituições de ensino superior devem fazer o PDI a cada 2 anos e mantê-lo guardado sob a responsabilidade do reitor e/ou diretor.
  • D Nos momentos de reconhecimento de cursos, não é necessário a instituição apresentar o PDI, uma vez que houve a autorização anteriormente.
  • E No PDI, deve constar a oferta e a organização didático-pedagógica dos cursos de graduação. Além disso, os cursos de pós-graduação lato e stricto sensu devem estar contemplados no Projeto Pedagógico de Curso.