Questões de Pedagogia de Freinet (Pedagogia)

Limpar Busca

Qual dos autores abaixo defende a premissa de que a zona de desenvolvimento iminente é a distância entre o nível do desenvolvimento atual da criança, que é definido com ajuda de questões que a criança resolve sozinha, e o nível do desenvolvimento possível da criança, que é definido com a ajuda de problemas que a criança resolve sob a orientação dos adultos e em colaboração com companheiros mais inteligentes?

  • A Piaget
  • B Freinet
  • C Vigotski
  • D Erickson
  • E Decroly

Analise o texto abaixo:


Ao se debruçar para entender como o sujeito aprende e se desenvolve, ..................... defende o pressuposto de que a gênese das funções psicológicas superiores está ligada, de modo particular, à ideia de mediação simbólica.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A Piaget
  • B Freinet
  • C Decroly
  • D Vigotski
  • E Montessori

Barbosa (2008) apresenta diferentes formas de registros que estão vinculadas ao acompanhamento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil, e que também servem de documentação do processo pedagógico, da reflexão e da própria formação dos professores.

Entre as formas de registro destacadas pela autora está um instrumento que é um diário, um espaço coletivo de registro, com base nas ideias postuladas por Freinet, em que cada criança pode representar acontecimentos, sentimentos e situações significativas acontecidas no cotidiano. De acordo com a autora, esse instrumento é chamado de

  • A diário de campo.
  • B roteiro de estudo.
  • C livro da vida ou da memória do grupo.
  • D anedotário.
  • E diário de aula.
Cèlestin Freinet, educador francês, criou sua “metodologia” de ensino com bases psicológicas e educativas, denominada por ele como “o método natural de aprendizagem”. Com base no ato pedagógico e Freinet, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A As contribuições trazidas pela pedagogia Freinet para a educação se traduzem pela filosofia, educação e prática.
  • B Freinet foi idealizador da pedagogia do bom senso, baseada nos interesses e vivências das crianças, suas culturas, atitudes e valores.
  • C A pedagogia Freinet surgiu para desenvolver os alunos em sua parcialidade, tornando-os seres autônomos e fragmentados na sociedade.
  • D A aula-passeio surgiu diante da observação de Freinet sobre as necessidades dos alunos que se interessavam por questões fora do âmbito escolar.

Conforme Ferreira (2003), Freinet buscou, na prática educacional, criar técnicas e instrumentos pedagógicos que avivassem o trabalho com as crianças. Pensou em formas de trabalho organizado, em dinâmicas que possibilitassem o diálogo e as escolhas das crianças favorecendo a autonomia. Ferreira descreve e destaca alguns instrumentos da pedagogia de Freinet; entre esses instrumentos, é correto citar

  • A a cartilha, o material dourado e o ábaco.
  • B o tema gerador e a leitura de mundo.
  • C os espelhos e os cilindros de madeira para encaixe.
  • D os brinquedos chamados “dons” (exemplos: bolas coloridas, sólidos geométricos ou gravuras coloridas).
  • E a roda de conversa e o livro da vida.