Questões de Pensamento Pedagógico Brasileiro (Pedagogia)

Limpar Busca

Leia com atenção o trecho a seguir.
“Com efeito, entendida a pedagogia como ‘teoria da educação’, evidencia-se que se trata de uma teoria da prática: a teoria da prática educativa. Não podemos perder de vista, porém, que se toda pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é pedagogia. Na verdade, o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Assim, não se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade não tendo como objetivo formular diretrizes que orientem a atividade educativa, como é o caso das teorias que chamei de ‘crítico-reprodutivistas’”.
(SAVIANI, 2006)
Em relação ao que sustenta Saviani no trecho destacado, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A Pedagogia tem por objeto de atenção e reflexão a Educação.
  • B As teorias da Educação, sob o ponto de vista da Pedagogia, são estruturadas com base na prática educativa.
  • C Segundo o autor, todas as teorias da Educação são necessariamente Pedagogia. 
  • D A Pedagogia busca, no âmbito da educação escolar, tratar das relações que envolvem o processo de ensino-aprendizagem.
  • E O autor considera que as teorias às quais denominou ‘crítico-reprodutivistas’ não se configuram como Pedagogia.

Leia atentamente a frase a seguir: “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”. A frase acima é atribuída à:

  • A Emília Ferreiro.
  • B Magda Soares.
  • C Jean Piaget.
  • D Lev Semenovich Vygotsky.

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


A deficiência da Educação Básica e a repetência não podem ser consideradas como possíveis causas da desistência de alunos dos cursos superiores. 

  • Certo
  • Errado
Parte do princípio de que toda a criança tem a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos. O método é reconhecido também pela utilização de materiais desenvolvidos para proporcionar experiências concretas, estruturadas para conduzir de forma gradual abstrações cada vez maiores. Criou o Material Dourado. O trecho refere-se a:
  • A Paulo Freire
  • B Maria Montessori
  • C Celestin Freinet
  • D Henri Wallon
  • E Johann Heinrich Pestalozzi
O ensino tradicional estruturou-se através do método pedagógico expositivo, cuja matriz teórica pode ser identificada nos três passos formais de Bacon. Assinale a alternativa que não se refere ao método.
  • A Subsunção sob uma lei extraída dos elementos observados, pertencentes a determinada classe de fenômenos, de todos os elementos (observados ou não) que integram a mesma classe de fenômenos.
  • B Identificar e destacar o diferente entre os elementos já conhecidos.
  • C Assimilação de conteúdos diferentes da mesma forma que a classe de elementos.
  • D Se o aluno aplicou corretamente os conhecimentos adquiridos a assimilação está confirmada. Pode-se afirmar que ao ensino correspondeu uma aprendizagem.