Questões de Perfil e Tipologia das Organizações (Comunicação Social)

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A comunicação organizacional pode ser entendida sob o ponto de vista de diversas teorias da comunicação, como a teoria da “agulha hipodérmica” e “da bala mágica”. Ela também pode usar alguns modelos em sua atividade prática, como o “modelo mecanicista”. Assinale a alternativa que melhor descreve esse modelo.
  • A Considera e avalia a comunicação organizacional sob a ótica funcionalista, preocupando-se com as estruturas formais e informais e com as práticas em função dos resultados
  • B Considera o clima, o ambiente organizacional e os indivíduos que fazem parte do sistema organizacional, avaliando o processo comunicacional de maneira individual
  • C Considera todos os fenômenos intrínsecos e extrínsecos de um agrupamento de pessoas que trabalham coletivamente para atingir metas específicas
  • D Utiliza apenas os meios tradicionais de comunicação para estabelecer o contato com a organização, com pautas bem definidas para evitar possíveis ruídos

Um plano de comunicação pretende estabelecer diretrizes gerais, orientações e estratégias para a prática da comunicação integrada nas instituições. No contexto de uma câmara municipal, a publicidade dos atos prevista em um plano de comunicação:
I. Deverá ter caráter educativo II. Deverá incorporar ações de caráter informativo III. Deverá promover a orientação social
Analise as afirmativas acima e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Apenas I e II são verdadeiras;
  • B Apenas II e III são verdadeiras;
  • C Apenas I e III são verdadeiras;
  • D Todas são verdadeiras.

Conceitualmente, a identidade de uma empresa é o resultado das percepções públicas, ou seja, como o público a enxerga por meio de suas ações de comunicação. Assim, toda empresa tem uma identidade própria conferida por seus públicos. O reflexo dessa identidade é a imagem da empresa. Se a identidade inspirar confiança, coerência, alinhamento com interesses da sociedade, a imagem será positiva. Caso contrário, se for uma identidade associada à desconfiança, incoerência, falta de compromisso social, a imagem será negativa. (SILVA NETO, Belmiro Ribeiro da. Comunicação Corporativa e Reputação: Construção e Defesa da Imagem Favorável. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 4-5.)
Sabendo-se que o slogan corresponde a um dos recursos de divulgação da identidade corporativa, como, por exemplo, “Pfizer – trabalhamos juntos para um mundo mais saudável”, é válido pensar que ele é utilizado pela comunicação corporativa para:

  • A Assegurar coerência e continuidade no processo de comunicação.
  • B Substituir a identidade visual da empresa, evitando, portanto, a criação do seu design.
  • C Competir com a logomarca da empresa, muitas vezes ineficiente no mundo corporativo.
  • D Atender aos desejos dos publicitários, que geralmente são superiores aos dos administradores de empresas em prol do sucesso das ações de marketing.

O planejamento é, por definição, um processo que se respalda em dados sistematizados, informações, conhecimentos, vivências e saberes intrinsecamente vinculados aos objetivos, aos valores e à missão de uma organização, e não deve ser entendido como uma atividade episódica ou meramente operacional. A comunicação como inteligência se inicia com um planejamento adequado. (BUENO, Wilson da Costa. A comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva. In: KUNSCH, Margarida (Org.). Comunicação Organizacional: Histórico, Fundamentos e Processos. São Paulo: Saraiva, 2009. Adaptado.)
A respeito do planejamento em comunicação, constata-se que:

  • A Serve para que uma empresa fique refém de seu passado, encontrando sua zona de conforto.
  • B Tem o propósito de prever o futuro, devendo ser balizado por indicadores econômico-financeiros.
  • C A esmagadora maioria das organizações brasileiras dispõe de uma política de comunicação devidamente sistematizada.
  • D Deve estar em sinergia com a cultura da organização, além de considerar o perfil da concorrência e da sua área específica de atuação.

De acordo com Torquato (2015), a comunicação organizacional abarca uma abordagem disciplinar que envolve três grandes dimensões: a comportamental, a social e a cibernética. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A O nível grupal está inserido dentro da dimensão social.
  • B A dimensão cibernética tem fundamento na Teoria da Informação, Antropologia e Ética.
  • C Portais de internet e plataformas de redes sociais estão inseridos na dimensão cibernética.
  • D A dimensão social abrange o posicionamento dos recursos humanos e o desenvolvimento organizacional.
  • E A dimensão comportamental envolve as preocupações com processos e habilidades comunicativos entre pessoas e grupos, com a finalidade de ajustamento, integração e desenvolvimento.