Questões de Perrenoud (Pedagogia)

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De acordo com PERRENOUD, sobre a unidade e a diversidade, analisar a sentença abaixo:
Educar e instruir é fazer com que o aprendiz compartilhe uma cultura, aceite uma herança, ou seja, enquadre-se em um molde, aceite uma certa padronização dos seus saberes, de suas formas de pensar, de sentir, de comunicar (1ª parte). O sistema educativo, os estabelecimentos de ensino, os professores devem encontrar um caminho intermediário entre a unidade e a diversidade, tanto no que se refere aos percursos e à formação dos alunos quanto no que se refere às práticas pedagógicas, aos valores e às representações dos profissionais (2ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.

No dicionário, a palavra competência refere-se a uma atribuição que alguém - uma instituição ou a própria pessoa - recebe ou se dá para tomar decisão sobre alguma coisa. Para Macedo (2001 apud PERRENOUD e THURLER, 2002), ser competente é:

  • A ousar julgar em momentos de incerteza, dificuldade, ambivalência, contradição, dúvida e, por isso, ser competente é ser tolerante, generoso.
  • B tomar decisão, mobilizar recursos, ativar esquemas, saber agir e, consequentemente, ser competente é ser inovador e dinâmico.
  • C saber mobilizar recursos afetivos e cognitivos, tomar decisão e, por isso, ser competente é ser tolerante e humilde.
  • D saber agir, dizer, comunicar, fazer, explicar, compreender, encontrar a razão e, consequentemente, ser competente é ser flexível, humilde.
  • E dar base para que algo possa realizar-se enquanto representação, pensamento, ação, compreensão ou sentido e, por isso, ser competente é ser inovador e flexível.

De acordo com Perrenoud (2000), na escola primária ou no ensino médio, o domínio da individualização dos percursos visa, sobretudo, ao não-aumento das desigualdades em relação à formação. Trata-se, pois, de enfatizar as discriminações positivas, de favorecer os desfavorecidos de sempre contra uma individualização selvagem que aumenta as variações ou, pelo menos, não contribui para sua redução. O autor distingue três níveis de organização nos quais pode ocorrer a individualização dos percursos de formação, sendo um deles:

  • A aquele da organização didático-pedagógica global, do plano de formação, que autoriza e encoraja itinerários personalizados, por meio da criação das unidades de formação cuja concepção e encadeamento tornam mais ou menos propícios à individualização.
  • B aquele das práticas que constroem experiências subjetivas diferentes no grupo de formação, propiciando a individualização, quer seja estável, por exemplo, uma aula, quer seja efêmero, por exemplo, um grupo de projeto.
  • C aquele das unidades de formação, como entidades temáticas colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitem diversos tipos de agrupamentos e de dispositivos.
  • D aquele da organização escolar, como entidades de formação temáticas colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitam diferentes tipos de itinerários personalizados.
  • E aquele da organização didático-pedagógica global, no plano de práticas de diferenciação que autoriza e encoraja itinerários diferentes, por meio das unidades de formação colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitem diversos tipos de agrupamentos e de dispositivos.

De acordo com Perrenoud (2000), existem domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua do professor. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto a essas competências.
( ) Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
( ) Administrar a progressão das aprendizagens.
( ) Conceber e fazer ouvir os dispositivos de diferenciação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F.
  • B V – V – V.
  • C F – F – V.
  • D V – V – F.
  • E F – F – F.

De acordo com Perrenoud (2000), existe um referencial que identifica cerca de 50 competências cruciais na profissão de educador. Algumas delas são novas ou adquiriram uma crescente importância nos dias de hoje em função das transformações dos sistemas educativos, bem como da profissão e das condições de trabalho dos professores. Essas competências dividem-se em 10 grandes "famílias". Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas competências.

  • A Gerar sua própria formação contínua.
  • B Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
  • C Estimular a involução das aprendizagens.
  • D Utilizar as novas tecnologias.
  • E Participar da gestão da escola.