Questões de Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor (Publicidade e Propaganda)

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A publicidade cumpre a sua missão quando contribui para levar o consumidor por um ou mais níveis de comunicação. Mas, para que ela consiga exercer sua missão de contribuir para levar o consumidor a um estágio avançado em relação àquele em que ele se encontra, dados os níveis de comunicação ou de conhecimento sobre produto e marca, é necessário identificar primeiro em qual estágio ele está. Esse papel é da pesquisa de marketing, codificando o momento atual de cada grupo de consumidores e, ainda, identificando quais os motivos que os levaram a ele. Com tais dados é possível construir mensagens específicas com o claro objetivo de conduzir o consumidor ao estágio final. Assinale a ordem correta em que os níveis de comunicação devem conduzir o consumidor. 
  • A Desconhecimento; Conhecimento; Compreensão; Convicção; e, Ação.
  • B Desconhecimento; Conhecimento; Convicção; Compreensão; e, Ação.
  • C Desconhecimento; Conhecimento; Convicção; Ação; e, Compreensão.
  • D Desconhecimento; Conhecimento; Compreensão; Ação; e, Convicção.
  • E Desconhecimento; Conhecimento; Ação; Compreensão; e, Convicção.
Processos publicitários eficientes frequentemente consideram mais as crenças do consumidor do que as características do produto. A persuasão se dá quando localizamos os valores do consumidor e depois os associamos às características do que está sendo anunciado. O segredo é criar um elo entre os valores do consumidor e as características ou valores expressos pela comunicação do produto. A ligação entre produto e consumidor fica mais forte, e a possibilidade da aquisição do produto pelo consumidor aumenta, já que ele o considera um “igual” e que as pessoas têm a tendência natural de se aproximar de seus semelhantes. Para realizar esse processo de associação da marca à personalidade do consumidor, recorremos a vários processos de persuasão. O mais antigo, com algo em torno de 2.300 anos, foi proposto por Aristóteles, na Grécia Antiga. Aristóteles afirmou que para persuadir uma pessoa é necessário passar por quatro etapas: exórdio; narração; provas; e, peroração. Sobre exórdio, podemos afirmar que:
  • A É o miolo do texto.
  • B É a imagem e início do texto.
  • C Trata-se da logomarca e do slogan.
  • D Pode ser considerado o título e a imagem.
  • E Refere-se ao fim do texto e à assinatura de campanha.
Uma agência de publicidade digital foi contratada para fazer a plataforma web de um novo filme de terror da Warner Brothers. Os designers envolvidos, após árduo trabalho, fazem um layout sofisticado e a Warner fica entusiasmada com as possibilidades. O Website tem uma atmosfera dark, todo construído com cores escuras, mas a Warner teme por um fracasso e quer fazer um teste qualitativo em praças chave para seu negócio. O teste ocorre em Paris, Tókio, São Paulo, Cidade do Cabo e New York. Apesar da aceitação excelente, o website foi reprovado, como um website de um filme de terror, na praça Tókio. Preocupados com o resultado, os designers investigaram a pesquisa e descobriram que a cor da morte no Japão é o branco não o preto. No Japão, o que dá medo são as imagens geladas do inverno branco japonês, ao contrário do escuro das trevas, como de costume no mundo ocidental. Esse aspecto cultural se ignorado poderia colocar o projeto em risco.

Portanto, pode-se dizer que esse problema é um problema de:
  • A Desenvolvimento de tecnologia do website.
  • B Entendimento sobre os valores do público alvo.
  • C Falta de abertura cultural, bairrismo dos japoneses.
  • D Medo dos japoneses em aceitar o novo.
  • E Falta de criatividade dos designers.
O processo de segmentação de mercado identifica grupos de consumidores que se assemelham de uma ou mais maneiras e cria, então, estratégias de marketing que exercem seu apelo a um ou mais grupos. A demografia compreende estatísticas que medem aspectos observáveis de uma população, tais como taxa de natalidade, distribuição de idade e renda.

Sobre as dimensões demográficas da segmentação, dentro dos estudos de comportamento do consumidor, analise as afirmativas seguintes:

I - Consumidores de diferentes grupos obviamente têm necessidades e desejos muito diferentes.

II - Muitos produtos de fragrâncias a calçados são direcionados para homens ou para mulheres.

III - A adaptação geográfica de produtos de acordo com a cultura, os hábitos e os gostos das pessoas de diferentes regiões de um país não deve ser levado em consideração na segmentação pois são parâmetros subjetivos.

É correto o que se afirma em:
  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E II, apenas.
Para Natura, marca é uma cultura que forma a dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/produto e os stakeholders, que cria valor para todas as partes interessadas. Assim, entendemos que nossa marca representa o pensamento dessa comunidade, da qual somos parte.

Em 2008, contratamos uma empresa para realizar uma pesquisa sobre a imagem da marca Natura. A pesquisa foi realizada com 1200 pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B,C e D, em três diferentes cidades brasileiras, com o intuito de definir os atributos dados pelos consumidores à marca Natura, comparativamente a determinados concorrentes. Selecionamos 11 atributos de marca que acreditamos serem importantes para nossos negócios e a empresa que contratamos realizou a pesquisa com base nestes atributos. Ficamos em primeiro lugar em todos os atributos.

O resultado desta pesquisa demonstra a posição de liderança de imagem da marca Natura no mercado brasileiro, que acreditamos decorre, em grande parte, de nossa capacidade em praticar nossas crenças e valores. "

Fonte: natura.infoinvest.com.br/modulos/

O posicionamento da Natura é um dos mais claros do mercado atual. A valorização da natureza, a preocupação em não afetar o meio ambiente e em não realizar testes em animais fazem da empresa uma das mais valorizadas pelo consumidor.

Analisando a Natura podemos afirmar que:

I - A imagem real e a imagem desejada são as mesmas.

PORQUE

II - A empresa cumpre no dia a dia com o que é mostrado em suas campanhas.


É (são) verdadeira (s) a(s) afirmativa (s):
  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C I e II, e a II justifica a I.
  • D I e II, e a II não justifica a I.
  • E Ambas são falsas.