Questões de Pesquisa de Opinião em Marketing (Comunicação Social)

Limpar Busca

A pesquisa de opinião é um instrumento valioso para compreender pensamentos e expressões do público que se quer analisar. A comunicação social utiliza-se de métodos de pesquisa qualitativos para compreender a opinião pública e direcionar a melhor forma de se comunicar com essas pessoas.

A esse respeito, julgue os próximos itens.
I Os problemas de pesquisa não se apresentam de forma clara e direta. Para definir o escopo do estudo, é necessário solicitar e receber bem todos os pontos de vistas dos entrevistados sobre o tema em questão.
II Na técnica de coleta de dados, a entrevista pessoal é a de valor mais baixo de todos os métodos, sendo as entrevistas por telefone e as por correio as que mais impactam no orçamento.
III Após se identificar o universo da pesquisa, é preciso decidir se a pesquisa vai englobar a totalidade de seus componentes ou apenas parte desse universo, caracterizando como pesquisa por amostragem.
IV O pré-testes do instrumento de pesquisa visa corrigir possíveis distorções no questionário e deve ser feito com um grupo diferente daquele no qual será aplicada a pesquisa, abrangendo o maior número possível de pessoas.

Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E II, III e IV.

Investir em um público pequeno é uma estratégia de marketing que tem suas vantagens. Contudo, para isso, você tem que saber para quem direcionar seu conteúdo, traçando um perfil fictício desta base de clientes em potencial respondendo as seguintes questões: quem são eles? Quais são suas necessidades? Quais os problemas mais comuns que eles enfrentam? Do que gostam? Onde vivem? Esse perfil define a ferramenta de segmentação de mercado que é denominada

  • A Profile
  • B Rosto
  • C Anamnese
  • D Bio
  • E Persona

Acerca dos conceitos de comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A A comunicação pública é entendida como uma ação de natureza publicitária empreendida pelo Poder Executivo, federal, estadual ou municipal, visando a divulgar as ações e políticas de governo para a sociedade.
  • B A opinião pública pode ser descrita como o conjunto de pontos de vista ou inclinações de caráter cognitivo e avaliativo que os indivíduos de um grupo têm, em certo momento, a respeito de um fato ou assunto de interesse público.
  • C A comunicação governamental é aquela empreendida pelo Estado para a difusão de informação e a articulação entre agentes públicos e atores sociais, em torno de assuntos de interesse público.
  • D Esfera pública é o espaço institucionalizado das comunicações do Poder Público, que tem como objetivo precípuo informar à sociedade acerca das ações governamentais e das políticas públicas nos diversos setores.
  • E A comunicação corporativa é o conjunto de ações das organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, visando à interação com seus públicos de interesse, os stakeholders, e à mobilização da opinião pública.

Em um questionário ou formulário é possível inserir diferentes tipos de questões. Quando o objetivo de uma determinada questão é identificar graus psicométricos de concordância ou aceitação, o enunciado apresenta ao entrevistado uma afirmação e, abaixo, itens que indicam grau de concordância (discordo totalmente, discordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente, concordo totalmente). Esse tipo de questão é conhecido como

  • A Escala Likert.
  • B Múltipla escolha.
  • C Pergunta de fato.
  • D Variável escalar ordinal.
  • E Variável escalar intervalar.

Considere:
I. A pesquisa qualitativa estuda as motivações ou psicologia de um determinado comportamento social ou então de consumo. II. A pesquisa quantitativa estuda os dados numéricos que se referem a comportamento e atitudes do público-alvo. III. A pesquisa qualitativa deve ser sempre feita com perguntas fechadas e com opções predeterminadas. IV. A pesquisa quantitativa exige um orçamento mais caro que a qualitativa.

Está correto o que se afirma em

  • A II, III e IV, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II, III e IV.