Questões de Pesquisa de Opinião (Jornalismo)

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Nos últimos anos, o trabalho de assessoria de imprensa vem se aperfeiçoando, de modo que o simples envio indiscriminado de releases não é suficiente para as organizações que de fato desejam visibilidade na mídia. Nesse contexto, o planejamento em comunicação deve ser usado como instrumento da assessoria de imprensa de qualquer organização pública ou privada. Em relação ao planejamento em comunicação, analise as assertivas que seguem e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O papel do assessor de imprensa é gerir o relacionamento entre as fontes e seus públicos de interesse.

( ) A gestão da comunicação deve estar conectada à cultura organizacional, pois é uma área estratégica.

( ) Os gestores de outras áreas costumam valorizar a comunicação, dando espaço para a tomada de decisão e garantindo investimento financeiro.

( ) A pesquisa de comunicação junto aos públicos da organização é uma estratégia para conhecer e melhorar os processos de gestão, mas geralmente fica mais restrita ao meio acadêmico.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – F – V – F.
  • B V – V – F – V.
  • C V – V – V – F.
  • D F – F – V – V.
  • E F – V – F – V.

Os interesses comuns entre uma organização e seu público devem ser observados nas divulgações de notícias, tratando-se a comunicação como uma estratégia dentro da organização. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A Relacionar e avaliar informações e atividades de forma ordenada, com encadeamento entre elas, são fases do planejamento na elaboração das políticas a serem adotadas no jornalismo na organização.
  • B Nas publicações de entidades patronais, matérias de conteúdo laudatório são necessárias por seu valor como informação relevante.
  • C Após uma notícia desagradável à organização, uma estratégia eficaz é a de utilizar a publicidade, unindo-se as áreas de jornalismo, publicidade e marketing para melhor desviar a atenção do problema.
  • D Desconsidera-se a agenda setting no trabalho jornalístico realizado em organizações, por causa da urgência nos processos informativos.
  • E A imagem de uma organização é embasada na percepção que ela tem de si mesma, por atitudes concretas e excelência de produtos e serviços, facilitadas pelas divulgações nos meios de comunicação.

Considerando os métodos e técnicas de pesquisa na comunicação corporativa, assinale a opção correta.

  • A Em seus diferentes gêneros, áreas e técnicas, a pesquisa na comunicação corporativa fortalece a relação entre a marca e seus públicos.
  • B A pesquisa de opinião pode afetar a imagem corporativa, portanto é necessário agir cuidadosamente para que a imagem seja preservada.
  • C Somente nos momentos de crise econômica é que se abre espaço para a medição efetiva oferecida pela pesquisa mercadológica.
  • D A pesquisa mercadológica e de opinião são ferramentas acadêmicas que representam conhecimento suficiente para a área de comunicação corporativa.
  • E A pesquisa é um custo alto para a organização, apesar de seu valor ser reduzido pelos instrumentos tecnológicos colocados para realizar esse trabalho.

A técnica de pesquisa em comunicação conhecida como grupo focal, tipo de pesquisa qualitativa, tem o objetivo de perceber e compreender aspectos e tendências, além das diversas visões a respeito de uma mesma questão. Acerca dessa técnica, julgue os itens a seguir.

I Em geral, os grupos heterogêneos trabalham com um número pequeno de questões, e os homogêneos costumam passar rapidamente por várias questões.
II Uma desvantagem do grupo focal é o controle reduzido que o moderador tem sobre os dados gerados, havendo a possibilidade de um integrante mais persuasivo influenciar os outros componentes e refletir no comportamento e nas opiniões do grupo.
III No grupo focal, o grupo deve ter diversidade no nível socioeconômico e no acadêmico, para haver maior representatividade de perfis, pois diversidade enriquece o grupo focal.
IV Na elaboração de um roteiro para um grupo focal, as questões devem ser ordenadas das específicas para as gerais, como uma forma de incentivo à participação das pessoas, que, no início do processo, estão mais dispostas e, no final, mais cansadas.

Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D I, III e IV.
  • E II, III, IV.

Em pesquisas de opinião, para o tratamento de respostas em base de dados, é importante que o instrumento preveja alternativas de

  • A relatórios.
  • B coleta.
  • C codificação.
  • D questionários.
  • E amostras.