Questões de Pesquisas de Opinião (Comunicação Social)

Limpar Busca

Em uma pesquisa de opinião,

  • A a consistência é checada antes da totalização de seus números.
  • B a margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.
  • C a amostra probabilística é um subconjunto determinado aleatoriamente.
  • D deve-se entender por ponderação a checagem dos questionários pelos coordenadores da pesquisa.
  • E a pesquisa extensiva é mais profunda e se ocupa de pequenos grupos.

A técnica de grupos focais (focus groups) é adequada para pesquisas de opinião de natureza quantitativa, com grandes amostragens, com o propósito de captar dados objetivos dos inquiridos sobre o contexto internacional.

  • Certo
  • Errado

As perguntas de controle são utilizadas nas pesquisas de opinião para aperfeiçoar os instrumentos de interatividade. Esse recurso é largamente utilizado nas enquetes realizadas pelos portais corporativos sobre temas de interesse geral.

  • Certo
  • Errado

Em uma instituição governamental, as pesquisas de clima organizacional são ferramentas eficientes de aferição das propriedades da opinião pública, tais como intensidade e distribuição.

  • Certo
  • Errado

A latência é uma característica da opinião pública relacionada diretamente com os efeitos dos debates públicos realizados pela televisão. Dessa forma, caso houvesse uma onda de debates sobre pena de morte, por exemplo, a latência consistiria na aceitação do público das teses defendidas nos debates.

  • Certo
  • Errado