Questões de Piaget (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo Piaget, o bebê, no início, está quase inteiramente preso ao presente imediato, respondendo aos estímulos existentes. Ele não se lembra de acontecimentos ou objetos de um momento para outro e não parece ter planos ou intenções. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a expressão utilizada pelo autor que se refere às muitas ações repetitivas simples, cada uma organizada em torno do próprio corpo do bebê.

  • A integração motora
  • B habilidades motoras
  • C estágio sensorial
  • D reações circulares primárias
  • E zona de desenvolvimento motor

Um dos estágios de desenvolvimento de Piaget caracteriza-se pelo início do uso de símbolos, o que pode ser percebido na brincadeira de faz de conta, pelo egocentrismo, pelo animismo e pelo antropomorfismo. Trata-se do estágio

  • A das operações formais.
  • B sensório-motor.
  • C pré-operatório.
  • D das operações concretas.
  • E de equilibração.
“A abordagem Sociocultural difere das demais, por colocar no centro do processo ensino-aprendizagem os contextos político, econômico, social e cultural em que ocorre a ação educativa. Um importante representante dessa concepção é _______________________, que pauta seus estudos sobre as origens e a evolução da consciência do homem no Materialismo Histórico. À luz de tal concepção, o autor revela a relação entre linguagem, consciência e constituição da identidade. Ao conceber a aprendizagem como processo sócio- -histórico mediado pela cultura, o estudioso aponta a íntima articulação da aprendizagem com os esquemas de significação e com os quatro planos de desenvolvimento: Filogenético; Ontogenético; Sociogenético e Microgenético.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  • A Carl Rogers 
  • B Jean Piaget
  • C Henri Wallon
  • D Jerome Bruner
  • E Lev Semenovitch Vygotsky

De acordo com Melo, Oliveira, Souza e Maia (2020), as teorias de aprendizagens têm sido utilizadas para compreender e trazer melhorias para o processo de ensino.
Considere as teorias de aprendizagens e associe corretamente o teórico à sua respectiva teoria.
TEÓRICOS
1 – Ausubel 2 – Bruner 3 – Piaget 4 – Vygotsky
TEORIAS
( ) propõe que as ideias, a lógica do raciocínio humano e a própria inteligência se desenvolvem por meio da interação entre os sujeitos e o meio em que vivem, tendo função adaptativa.
( ) defende a ideia de que o desenvolvimento ocorre a partir de uma relação dialética entre o sujeito e o seu meio cultural e social, motivo pelo qual sua teoria é chamada de sociointeracionista.
( ) entende a mente humana como sendo uma estrutura demasiadamente arrumada, constituída por uma hierarquia dinâmica na qual ideias, conceitos e conjecturas mais inclusivas e gerais estão relacionados a dados mais particulares de conhecimento.
( ) destaca que o currículo em espiral seria a melhor alternativa, sendo esse tipo de currículo aquele que desenvolve outra vez os mesmos tópicos em idades ou em graus de graduação, bem como em distintos graus de dificuldade.

A sequência correta é:

  • A 1, 2, 3, 4.
  • B 2, 3, 4, 1.
  • C 3, 4, 1, 2.
  • D 4, 1, 2, 3.
  • E 2, 3, 1, 4.

Piaget sistematiza que o desenvolvimento cognitivo é marcado por períodos com características bem definidas, as quais expõem uma estrutura qualitativamente diferente da que a precedera e das que a sucederão. Ao dividir o desenvolvimento da criança em estágios, Piaget busca explicar as principais características de cada etapa, ressaltando que habilidades adquiridas em estágios anteriores são essenciais para o domínio de estágios posteriores. Assim, os estágios representam o desenvolvimento da inteligência, que não ocorre de forma linear, nem por acúmulo de informações.
Considerando-se os estágios do desenvolvimento, associe-os corretamente à sua respectiva descrição.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
1 - Sensório motor 2 - Pré-operatório 3 - Operatório concreto 4 - Operatório formal
DESCRIÇÕES
( ) de 7 a 11 anos, a criança é capaz de realizar operações a partir de materiais concretos, desenvolve noções espaciais e a capacidade de raciocinar, enxergando o mundo de maneira mais lógica; adquire a reversibilidade lógica, propriedade que a auxilia na construção das noções de conservação de comprimento, distâncias, quantidades discretas e contínuas e quantidades físicas.
( ) do nascimento aos 2 anos de idade. Período em que os atos inteligentes da criança compreendem as ações como resposta aos diversos estímulos que afetam os seus sentidos. A partir da inteligência prática, dos reflexos neurológicos básicos a criança inicia a construção de esquemas de ação para a assimilação do meio.
( ) a partir dos 12 anos de idade, a criança consegue pensar de forma abstrata e hipotética, é capaz de estabelecer relações possíveis respeitando determinada lógica, testa hipóteses em busca de solução para problemas. Atinge um nível mais elevado de desenvolvimento, podendo resolver situações por meio do raciocínio lógico e explicar fatos observáveis utilizando-se de suposições.
( ) entre 2 e 7 anos de idade, ocorre a transição entre a inteligência sensório-motora e a inteligência simbólica, quando a função simbólica na criança é responsável pela capacidade de substituição do objeto por sua representação, possibilitando-lhe tratar os objetos como símbolos. Nessa fase, são constituídas as bases para o pensamento lógico característico do final do desenvolvimento cognitivo.
A sequência correta é

  • A 1, 2, 3, 4.
  • B 1, 4, 2, 3.
  • C 2, 3, 1, 4.
  • D 3, 1, 4, 2.
  • E 4, 2, 3, 1.