Questões de Piaget (Psicologia)

Limpar Busca

O conhecimento é fruto das trocas entre o organismo e o meio. Essas trocas são responsáveis pela construção da própria capacidade de conhecer. Produzem estruturas mentais que, sendo orgânicas não estão, entretanto, programadas no genoma, mas aparecem como resultado das solicitações do meio ao organismo. A alteração organismo-meio ocorre através do que se chama processo de adaptação, com seus dois aspectos complementares: a assimilação e a acomodação. Essa teoria pertence a:

  • A Lev Vygotsky.
  • B Jean Piaget.
  • C Emília Ferreiro.
  • D Anna Freud.
  • E Paulo Freire.

Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança. Assinale a alternativa Incorreta, acerca desses estágios:

  • A O período sensório-motor é de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo. Suas realizações formam a base de todos os processos cognitivos do indivíduo. Os esquemas sensóriomotores são as primeiras formas de pensamento e expressão; são padrões de comportamento que podem ser aplicados a diferentes objetos em diferentes contextos.
  • B O período pré-operatório, é dominada pela representação simbólica. A criança não pensa, no sentido estrito desse termo, mas ela vê mentalmente o que evoca. O mundo para ela não se organiza em categorias lógicas gerais, mas distribui-se em elementos particulares, individuais, em relação com sua experiência pessoal.
  • C O período operatório concreto, com a aquisição da reversibilidade lógica. A reversibilidade aparece como uma propriedade das ações da criança, suscetíveis de se exercerem em pensamento ou interiormente.
  • D O período operatório formal, Como resultado da experiência lógico matemática, o adolescente consegue agrupar representações de representações em estruturas equilibradas (ocorrendo, portanto, uma nova mudança na natureza dos esquemas) e tem acesso a um raciocínio hipotético-dedutivo. Agora, poderá chegar a conclusões a partir de hipóteses, sem ter necessidade de observação e manipulação reais.
  • E O período pré operatório, o instrumento principal de apoio e de constituição de si mesma e do mundo é a percepção, pela qual a criança estabelece relações diretamente com o mundo exterior.

De acordo com a teoria piagetiana, analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiras e F para as falsas.
( )Jean Piaget, esquematizou o desenvolvimento em uma sequência de estágios como: sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. ( )A acomodação é uma variação de comportamento e não uma mera reação a determinados estímulos. ( )No processo de assimilação, o que é novo, às vezes, oferece certas resistências ao conhecimento e para conhecer esse objeto o sujeito precisa modificar suas estruturas mentais e acomodá-las. ( )A Epistemologia Genética proposta por Piaget é baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por quais etapas eles conseguem fazer isso.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta, considerando as afirmativas de cima para baixo:

  • A V, F, V, F.
  • B F, V, F, V.
  • C V, V, V, F.
  • D F, F, V, F.
  • E V, V, V, V.

A teoria do desenvolvimento que possui foco nos processos mentais e no desenvolvimento das estruturas cognitivas comuns a todas as crianças, é chamada de:

  • A psicanalítica.
  • B piagetiana.
  • C evolutiva.
  • D social.
  • E aprendizagem.

Com o aparecimento da linguagem, as condutas da criança são modificadas no aspecto afetivo e intelectual. Sobre a primeira infância, com base na teoria de Piaget, assinale a resposta CORRETA.

  • A A criança reagirá às relações sociais e ao pensamento em formação a partir da visão coletiva do mundo social.
  • B Do ponto de vista afetivo, segue-se uma série de transformações paralelas, desenvolvimento de sentimentos coletivos e de afetividade inferior organizando-se de maneira mais estável do que no curso dos primeiros estágios.
  • C No momento da aparição da linguagem, a criança se acha às voltas, não apenas internamente como antes, mas com dois mundos novos e solidários: mundo social e o das representações.
  • D Durante a primeira infância há planos novos para evolução no plano elementar das adaptações práticas, de modo que são esquecidas as ações quando lactantes.
  • E Há três consequências essenciais para o desenvolvimento mental: socialização da ação, interiorização da palavra e interiorização da ação como tal.