A publicidade não tem uma linguagem própria; ela trabalha com técnicas de linguagem que deixam o discurso mais atrativo e sedutor. É possível observar essas técnicas, inclusive a retórica aristotélica, em peças publicitárias. Na hora de criar a argumentação para anunciar um produto ou serviço, é preciso se certificar de que a mensagem pode ser interpretada de forma diferente da imaginada, visto que existem casos em que a publicidade utilizou a retórica e teve uma reação negativa do público. Atualmente, as grandes marcas fazem testes com a campanha, apresentando-a para diversas pessoas e observando as suas reações, para saber, por exemplo, se a mensagem foi interpretada da forma planejada e se a marca é facilmente lembrada. A retórica pode ser vista como um instrumento de análise científica a partir de modelos que ela engendra, compostos por elementos na construção do texto. Esses elementos podem ser divididos em três categorias: as fases do discurso retórico; as figuras de retórica; e, os gêneros do discurso retórico. Quando falamos sobre as fases do discurso retórico, é necessário compreender suas cinco fases: invenção; disposição; elocução; memória; e, ação. Sobre a elocução, é correto afirmar que:
- A Diz respeito à pronúncia e às técnicas de dicção e de gestos.
- B É a hierarquização das partes do discurso; cada uma com a sua função.
- C Diz respeito à escolha das palavras e da organização interior da frase, incluindo a utilização das figuras de estilo.
- D Trata-se da ordenação dos argumentos, das partes principais do discurso (exórdio, narração, provas e peroração).
- E Sugere procurar temas, argumentos, lugares e técnicas de ampliação e persuasão relacionados à causa escolhida.