Questões de Planejamento de Mídia e de Pontos de Contato (Publicidade e Propaganda)

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Uma agência de publicidade e propaganda funciona sobre quatro pilares fundamentais: o atendimento, o planejamento, a mídia e a criação. A respeito do relacionamento da área de criação com os demais departamentos, podemos afirmar que:

I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.

II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.

III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.

IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
  • A I e III apenas.
  • B II, III e IV apenas
  • C I apenas.
  • D III e IV apenas.
  • E Todas estão corretas.
Relacione as colunas com a adequação correta entre mídia e suas vantagens e limitações, levando-se em conta a publicidade:

1. Jornal.

2. Televisão.

3. Mala direta.

4. Rádio.

5. Revista.

6. Outdoor.

( ) Taxa elevada de exposição repetitiva, pouca concorrência, mas nenhuma seletividade de audiência, além de limitações a criatividade.

( ) Próprio para comunicação de massa com custo baixo e alta seletividade demográfica e geográfica, mas não oferece padronização em tabelas de preços, prendendo pouco a atenção do público e a exposição é transitória.

( ) Flexível e oportuno, possui boa cobertura local de mercado com ampla aceitação e alta credibilidade, mas possui vida curta, baixa qualidade de reprodução e público reduzido.

( ) Alta seletividade demográfica e geográfica, credibilidade e prestígio, com reprodução em alta qualidade e vida longa, mas não oferece geralmente garantia para a posição, e a contratação publicitária deve ser muito antecipada.

( ) Personalizado, com inexistência de concorrência na mesma mídia, flexibilidade e audiência seletiva, mas o custo é relativamente elevado.

( ) Apela para os sentidos alcançando grande atenção e cobertura abrangente, mas o custo é muito elevado, com grande concorrência, menor seletividade e exposição transitória. A sequência está correta em:
  • A 4, 3, 2, 5, 1, 6
  • B 1, 6, 2, 5, 4, 3
  • C 3, 1, 6, 4, 2, 5
  • D 6, 4, 1, 5, 3, 2
  • E 2, 5, 3, 1, 6, 4
Dados da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal aponta que quase 90% dos brasileiros se informam pela televisão sobre o que acontece no país, sendo que 63% têm na TV o principal meio de informação. A internet está em segundo lugar, como meio preferido de 26% dos entrevistados e citada como uma das duas principais fontes de informação por 49%.

A pesquisa foi realizada entre 23 de março e 11 de abril de 2016 e ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos de todo o país. O objetivo do estudo é conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira para a elaboração de comunicação e divulgação do Governo Federal. Essa foi a terceira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, que começou a ser realizada em 2013.

Considerando as ideias apresentadas acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A internet representa atualmente uma oportunidade dos anunciantes falarem com segmentos específicos de consumidores.

PORQUE

II. A dificuldade em atingir camadas específicas da população, em especial as classes D e E, explica os elevados custos das emissoras de televisão para atingi-los.
  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

A função básica do departamento de mídia é analisar e propor receitas, um conjunto de estratégias e táticas, para que a mensagem chegue da maneira mais adequada ao público-alvo, buscando saciar a fome das empresas por resultados comunicativos.

Heck, A. P. Planejamento de mídia. Curitiba: Contentus, 2020.

Em uma campanha, para desenvolver as estratégias abordadas no texto, o profissional de mídia deve receber do setor de planejamento as seguintes informações: 

  • A distribuição da verba e frequência
  • B pesquisas de mercado e custo por mil
  • C comportamento do consumidor e budget
  • D técnicas de criação e bonificação por volume